Logo O POVO+
Toyota: centro de distribuição no Ceará ainda em banho-maria
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Toyota: centro de distribuição no Ceará ainda em banho-maria

Montadora ainda avalia possibilidade de projeto no Ceará
Tipo Opinião
Pátio do porto do Pecém (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Pátio do porto do Pecém

.

A Toyota ainda avalia a possibilidade de instalação de um centro de distribuição no Ceará. Embora um protocolo de entendimento para a realização do projeto no Porto do Pecém tenha sido assinado em 2019, a pandemia atrasou o acordo.

Ontem, em entrevista ao Guia Econômico, da Rádio O POVO/CBN, o gerente de assuntos governamentais da empresa, Thiago Sugahara, ressaltou o trabalho do secretário Francisco Maia Júnior. Ele contou que a equipe do governo esteve em São Paulo mostrando as possibilidades da companhia japonesa no Ceará, o que vem sendo estudado pela Toyota.

"Infelizmente, com a pandemia em 2020, tivemos de suspender temporariamente alguns dos estudos e priorizar a manutenção da produção local, que foi duramente afetada", ressalta. Ele conta que as análises sobre o projeto seguem, embora avançando pouco.

A Toyota terá de parar no próximo mês, durante 10 dias, a unidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo; a paralisação foi forçada pela falta de alguns componentes. Apesar disso, Sugahara diz que a empresa segue comprometida com a possibilidade de novos negócios no Brasil.

Patriolino Dias de Sousa(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Patriolino Dias de Sousa

Ceará 

EMPRESAS PREPARAM LANÇAMENTOS DE LUXO

As bolsas de valores ontem atingiram o menor patamar do ano (- 2,33%), por conta da possibilidade de colapso da gigante imobiliária chinesa Evergrande. Enquanto isso, no Ceará, o Sindicato da Indústria de Construção (Sinduscon-CE) fala de aumento das construções de luxo e de segunda moradia.

O presidente da entidade, Patriolino Dias de Sousa, explica que projetos diferenciados estão saindo do papel, feitos por arquitetos internacionais, valendo de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões.

Redução de custo

CONSTRUÇÃO FINANCIADA

A elevação dos custos no mercado imobiliário, com o aumento de insumos, como tijolos, cabos, fios e telhas, além de estruturas metálicas, fez com que a procura por construções financiadas também subisse. O diretor da Domus Incorporadora, Hygor Guerreiro, explica que o imóvel novo chega a ficar 40% mais barato nesse segmento.

Vale ressaltar que, entre outubro e novembro, deverá chegar uma remessa de aço adquirida através da CBIC e Coopercon para tentar diminuir os custos dos insumos.

Fórum

MELHORES RESULTADOS

Com o aumento da inflação, as empresas de construção buscam alternativas para diminuir seus custos. O Sinduscon-CE fará no próximo dia 28, às 20h30, o primeiro fórum para tratar do assunto. O tema do evento (virtual) é "Como ter melhores resultados no Mercado Imobiliário". O engenheiro civil André Quinderé iniciará os debates, falando sobre planejamento de obra.

Polo Químico

PARCERIA COM UNILAB

O Polo Químico de Guaiúba fechou parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O acordo prevê o desenvolvimento de pesquisas e oportunidades de estágios voltadas às suas atividades. O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e diretor de Relações Industriais do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica-CE), Marcos Soares, explica que o convênio viabilizará cursos e qualificações ofertadas pela instituição, com o objetivo de atender todas as principais demandas das indústrias químicas do Ceará.

Crescimento

MERCADO DA BELEZA

As áreas de higiene pessoal, perfumaria e cosmético conseguiram uma elevação nas vendas de 5,7% no primeiro quadrimestre de 2021, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). As empresas que atuam no Ceará sentiram o movimento e continuam expandindo. No RioMar Fortaleza, por exemplo, foram inauguradas duas novas operações: uma delas foi a Verdant, marca do Grupo American News; a outra foi a Skin Company, clínica de estética avançada.

Inscrições

CAJU NORDESTE

Os produtores, comerciantes, estudantes e pesquisadores já podem fazer as suas inscrições para participar da 13ª edição do Caju Nordeste. O evento, que ocorrerá de forma híbrida, será realizado em Cascavel, nos dias 15 e 16 de outubro, com a apresentação das novas tecnologias do setor.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?