Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
.
Enquanto o presidente nacional do PL, Valdemar Costa, se articula na tentativa de conseguir o controle da direção do Banco do Nordeste, a instituição mostra os resultados e a programação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2022.
Ontem, na mídia nacional, era ventilado o nome do executivo Ricardo Pinto Pinheiro, que trabalhou por nove anos no Banco Interamericano Desenvolvimento (BID), para substituir Romildo Rolim na presidência do BNB. A indicação teria partido do próprio Valdemar Costa, que na segunda-feira gravou vídeo pedindo a demissão de toda a diretoria da instituição.
Até o fechamento desta coluna, nenhuma confirmação tinha sido feita e a direção do BNB seguiu apresentando os números com as projeções para 2021. Vale lembrar que essa não é a primeira investida do PL em relação ao banco, que realiza um papel estratégico para a região, mas sofre com a politicagem.
Romildo Rolim, que é funcionário de carreira do BNB, conhece bem as manobras técnicas e políticas. Experiente, está no cargo desde 2017, já foi retirado da presidência do banco uma vez e renomeado em seguida, conseguindo o apoio do próprio PL.
Diante de todo o burburinho sobre as mudanças, a direção apresentou o orçamento do FNE, com a previsão de aplicação de R$ 26,6 bilhões em recursos, dos quais R$ 5,97 bilhões para o setor de comércio e serviços. Ou seja, seguiu sua rotina; ao que parece, até as especulações se incorporaram ao dia a dia da instituição.
Diesel
O anúncio de elevação do preço do diesel vendido às distribuidoras, com o reajuste médio de 8,89%, pode impactar não apenas no custo dos transportes e na revolta dos caminhoneiros. O consultor Ricardo Pinheiro Ribeiro, especialista na área de energia, explica: como parte das termelétricas utilizam esse tipo de combustível, os aumentos podem gerar mais elevações nas contas de luz.
Detalhe: não adianta mudar a forma de incidência de imposto sobre os preços dos derivados de petróleo. Como o custo do barril continua atrelado ao dólar, o impacto de mudanças como essa teriam pouca duração.
Finanças
A Qair Brasil, empresa de capital francês com atuação na área de energias renováveis, apresentou sua nova diretora financeira. Trata-se da executiva Luiza Alyne Menezes, que já ocupou cargos de gestão em diversas corporações, entre elas o Beach Park.
Parceria
O grupo Menu Brands e o iFood negociam estreitamento de parceria e estratégias futuras. O empresário Tiago Diógenes, CEO da Menu Brands, e o executivo Paulo Vasconcelos, gerente geral do grupo, estão em São Paulo para tratar do assunto com a direção da plataforma. O Menu Brands possui dez restaurantes com funcionamento através de delivery e opera três dark kitchens em Fortaleza. A projeção do grupo para 2021 é de um aumento de 93% no número de entregas.
Abav
Os argentinos preparam uma grande participação na 48ª ABAV Expo & Collab, que será realizado no Centro de Eventos, de seis a oito de outubro. Já foi reservado um estande de 80 metros, e uma comitiva de autoridades do turismo virá a Fortaleza. A retomada do turismo também é uma das grandes apostas dos argentinos para a retomada da economia naquele país.
Atualizada às 10h04 de 30/09/2021
Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.