Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
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O setor de ferrovias passa por uma fase de expansão. Na avaliação da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), os projetos ganharam velocidade e podem ser ampliados. Atualmente, apenas 21,5% de tudo o que é transportado no país passa pelos trilhos, embora as ferrovias apresentem um custo 15% inferior ao modal rodoviário.
Ontem, entrevista ao Guia Econômico da Rádio O POVO/CBN, o diretor executivo da ANTF, Fernando Paes, falou sobre o bom momento que o País atravessa nessa área. Ele conta que, em 2015, o governo federal lançou um amplo programa de renovação antecipada dos contratos de concessão, viabilizando investimentos bilionários no setor. Assim, três ferrovias tiveram autorização para renovar os contratos e anteciparam investimentos gigantescos.
Além disso, há outros projetos em andamento. O novo programa lançado pelo governo federal, segundo ele, possui uma modalidade de exploração do transporte ferroviário por meio de autorizações, facilitando as contratações.
"Esse modelo é mais simples do que as concessões, mais flexível e mais moderno, do ponto de vista regulatório. Já posso adiantar que, dos mais de 30 projetos solicitados ao governo federal, sete se encontram na região Nordeste", reforça.
A perspectiva agora, na avaliação do diretor da ANTF, é aumentar essa participação das ferrovias no País em até 40%. Apesar de 2022 ser um ano eleitoral, Fernando Paes destaca que os projetos dessa área foram tocados como política de estado e estão sendo mantidos desde o governo Dilma.
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Recuperação
As empresas da área de eventos farão amanhã, no Rio de Janeiro, um debate nacional sobre os caminhos para a recuperação do setor. A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-CE), Enid Câmara, explica que esse é um momento estratégico. "Precisamos repensar o setor. Estivemos presentes junto com as autoridades estaduais, discutindo o passo a passo para a retomada, e agora é hora de construir e pensar esse retorno de forma segura".
Transnordestina
A principal obra do setor ferroviário no Ceará é a Transnordestina. Em 2019, as obras que ficaram paralisadas foram retomadas, mas é necessária a solução de um imbróglio no Tribunal de Contas da União para o andamento do projeto a fim de que haja a liberação dos recursos do projeto por parte do governo federal.
Comércio eletrônico
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) espera aprovar hoje o projeto que regulamenta a lei de cobrança do ICMS nas operações interestaduais destinadas ao consumidor final. A proposta deve evitar um prejuízo de cerca de R$ 10 bilhões dos estados nordestinos com o comércio eletrônico. Pelo modelo atual, a arrecadação do imposto fica com o local de origem da mercadoria. Somente o Ceará perde aproximadamente R$ 60 milhões por dia.
Sustentabilidade digital
O seminário "Sustentabilidade Digital - o que esperar para os próximos anos" será realizado hoje, a partir das 18 horas, pelo Facebook e pelo YouTube do Canal FDR. O evento conta com a participação do secretário de Comércio, Serviço e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante Neto; do presidente da Etice, Lassance de Castro; e do executivo Antônio Loss, diretor de Estratégia e Transformação da Wirelink.
Financiamento
A O Governo do Ceará recebeu autorização da Assembleia Legislativa para contratar até US$ 150 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O recurso será destinado a obras do programa de qualificação de infraestrutura rodoviária (InfraRodoviária Ceará). Como garantia, foram apresentadas as cotas da repartição de receitas tributárias.
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