Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
.
As tensões entre a Rússia e a Ucrânia proporcionam prejuízos de forma global. Para um País como o Brasil, que vive um momento econômico complicado, o quadro fica perigoso do ponto de vista macroeconômico, principalmente com o risco de mais inflação.
Vale lembrar que a Rússia está entre os grandes produtores de petróleo e é considerado o maior exportador mundial de trigo. A Ucrânia também tem exportações relevantes de milho e trigo. Ou seja, está no grupo dos países que ajudam a abastecer o mercado de rações.
A gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN/Fiec), Karina Frota, adverte que uma guerra não traria benefícios para ninguém. Apesar disso, ela ressalta que as relações do Ceará, do ponto de vista das pautas de compra e vendas com esses dois países, são tímidas. Portanto, o impacto viria de uma forma indireta.
Empreendedorismo
Estudantes da rede pública de ensino do Vale do Curu ganharam um suporte para o desenvolvimento tecnológico e as atividades de empreendedorismo. Trata-se da criação do Amontada Valley - Tecnologia e Empreendedorismo. A instituição não tem fins lucrativos e pretende formar inicialmente 60 programadores para web. Todos os alunos foram inscritos na plataforma de empregos NINNA Jobs, em parceria com o NINNA Hub.
O empresário Deusmar Queirós, fundador da Pague Menos e idealizador do programa, diz que a inauguração da sede marca a realização de um sonho. "Através da criação desta escola de tecnologia, procuramos unir os jovens às oportunidades do mercado de trabalho", reforça.
Hotéis
Alívio nos setores de eventos e hospedagem: o governo assinou a Medida Provisória dos Cancelamentos (1036/2021) e, com isso, não será necessário devolver o dinheiro dos contratos fechados durante a pandemia e que apresentaram desistência. Assim, ficou oficializado apenas o reagendamento, que deve ser feito em períodos equivalentes. A ABIH nacional, presidida pelo cearense Manoel Cardoso Linhares, vinha liderando o movimento para garantir a assinatura da MP. A luta do setor agora é pela desoneração fiscal.
Grupo Vila Galé
A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) realiza amanhã um encontro de apresentação do potencial de negócios do Grupo Vila Galé. A rede de hotelaria completou 20 anos de presença no mercado brasileiro, iniciados com a instalação do hotel Vila Galé Fortaleza. O evento será online, reunindo os associados das 18 câmaras de comércio portuguesas do Brasil e convidados.
Energia 4.0
As empresas Soma Energia e a H3 Solar unirão forças para oferecer um modelo híbrido de soluções em energia para o mercado. A proposta é de formatação de uma joint venture nordestina, com modelo de autoprodução de energia, mercado livre, eficiência energética e gestão de custos, e que está sendo chamado de Energia 4.0.
Homologação
A nova diretoria do Sicredi Ceará foi homologada pelo Banco Central. Eduardo Demes assume a diretoria Executiva; Marcelo Farias, a diretoria de Negócios; e Walter Frota, Operações. Vale lembrar que o Sicredi Ceará conseguiu um crescimento de 18% em número de associados e de 27% em carteira de crédito, na comparação com 2020. No resultado consolidado no ano passado, registra mais de R$ 1 bilhão em ativos.
Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.