Logo O POVO+
Energia: aposta de investimento para o interior
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Energia: aposta de investimento para o interior

Tipo Análise

A área de energia é uma das grandes apostas para o desenvolvimento do Ceará. Diferentemente do passado, quando o setor representava apenas um insumo importante, a atividade é hoje concebida como um fator de diferenciação do Estado para a atração de investimentos; somente no último leilão realizado pela Aneel, o Estado conseguiu R$ 678 milhões em projetos de energia solar.

Ontem, em entrevista ao O POVO Economia, o secretário-executivo de Energia, Adão Linhares, ressaltou o potencial de aproveitamento das energias renováveis nas regiões mais pobres do sertão. A projeção feita pelo Estado é de que haverá uma troca da matriz de produção no Brasil e que o Ceará aproveitará sua condição ambiental.

Ainda sobre energia, no próximo dia 22, será lançado o Atlas Eólico e Solar, resultado de parceria do Estado, através da Adece, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Sebrae/CE. O documento servirá de ferramenta para facilitar a identificação de áreas com bom potencial para geração de energia, com atualização online para facilitar a entrada de novos investidores. Linhares apresentará esse potencial do setor, hoje, às 10 horas, no Centro de Tecnologia da UFC.

Praia de Guajiru

CEARÁ TERÁ HOTEL DA RADISSON

Hotel
Hotel (Foto: Divulgação)

A Praia do Guajiru, no Trairi, receberá o primeiro hotel com a bandeira Radisson. O empreendimento cinco estrelas terá 144 suítes e integra o complexo The Coral, que pertence ao grupo holandês Bric no Brasil, o qual inclui ainda 700 lotes para residências. O hotel tem previsão de lançamento para 2024.

Dólar

ESTABILIDADE NO CÂMBIO

O dólar apresentou ligeira alta de 0,29% ontem. Os operadores do mercado avaliam que houve, no final da tarde de ontem, uma reversão da tendência de queda, mas uma certa estabilidade da moeda foi mantida.

O consultor Paulo Elias, diretor-comercial da empresa Expand Brazil, explica que os Estados Unidos apresentam excelentes índices de emprego, têm uma economia forte e aquecida, e diminuíram as tensões com a China.

No caso do cenário interno, ele destaca a inflação sob controle e os indicativos de queda da próxima taxa básica de juros. Portanto, na sua avaliação, não há razões para grandes variações.

Cadastro positivo

FÉ NO QUE VIRÁ

Como a coluna já havia colocado no último sábado, o cadastro positivo ainda não gerou o impacto nos juros que se esperava. Apesar disso, muita gente acredita no efeito da criação da lista de bons pagadores.

Levantamento feito pela Lendico, fintech de empréstimo pessoal online, com 1.500 pessoas de todas as regiões do País, mostrou que 84% dos entrevistados esperam impacto de redução de juros dos empréstimos. Apenas 16% dos participantes são descrentes em relação à nova lei.

Desenvolvimento

PEQUENOS NEGÓCIOS

O diretor do Sebrae, Alci Porto, apresentará hoje a partir das 8 horas, na Comissão Especial de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa, o papel dos pequenos negócios no Ceará. O presidente do colegiado, deputado Salmito Filho (PDT), diz que os pequenos negócios representam mais de 90% da economia formal do Estado e que eles podem funcionar como um meio de desenvolver os municípios e diminuir as desigualdades regionais do Ceará.

Turismo

APOSTA NA ITÁLIA

O Governo do Estado continua fazendo seu percurso na Europa em busca de investimentos e turistas estrangeiros. Desta vez o alvo é a Itália. A Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) participa da TTG Travel Experience, em Rimini, que conta com aproximadamente 3 mil expositores.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?