Neivia Justa é jornalista, empreendedora, palestrante, mentora, professora, fundadora e líder da JustaCausa, com 30 anos de experiência como líder de Comunicação, Cultura, Diversidade, Equidade e Inclusão em empresas como Natura, GE, Goodyear e J&J. Criadora do programa #LíderComNeivia e dos movimentos #OndeEstãoAsMulheres e #AquiEstãoAsMulheres, foi a vencedora do Troféu Mulher Imprensa e do Prêmio Aberje 2017 e, em 2018, foi eleita uma das Top Voices do Linkedin Brasil
.Viajar sozinha para uma semana de estudos na Espanha, com 30 pessoas desconhecidas, foi um oportunidade única de aprendizado, conexão, colaboração e parceria
Foto: Divulgação/Pexels/Dmitry Voronov
Torre De Belém Ao Pôr Do Sol Em Lisboa, Portugal
Desde menina, a história e a diversidade cultural do continente europeu sempre me fascinaram. Tanto é assim que, em 1984, não hesitei em trocar a festa de 15 anos por uma primeira viagem ao velho mundo. Lisboa foi minha porta de entrada.
Em 1987, lá estava eu de novo, recém-aprovada no vestibular, fazendo um intercâmbio na Inglaterra. Dois anos depois, entre muitas aventuras, participei das celebrações do bicentenário da Revolução Francesa, em Paris, e testemunhei a efervescência de Berlim, quatro meses antes da queda do muro.
Em 1996, já trabalhando como executiva numa multinacional americana, fiz um intercâmbio em Barcelona, para aprimorar minha fluência em espanhol. Passados dois anos, viajei à Europa sozinha e ainda solteira, antes da globalização.
Passei minha lua de mel em Budapeste e Praga, em 2001. Um ano depois, celebrei minhas bodas de papel num romântico circuito Grécia-Itália. Em 2004, já mãe da Luiza, aproveitando uma agenda de trabalho do Eduardo na Alemanha, esticamos até a Holanda e a França.
Há três semanas, tive o privilégio de voltar a Barcelona, para fazer um curso de formação executiva do IEL/BIG na LaSalle, e a Lisboa, para participar como painelista do Plastics Summit Global Event 2025. Fazia 21 anos que eu não pisava em solo europeu, 29 anos que havia estudado em Barcelona e 41 anos que tinha estado em Lisboa.
Com um misto de frio na barriga e muita curiosidade, vivi cada minuto dos 12 dias em que estive por lá. Encontrei, na parede da memória, a Neivia adolescente caminhando pelas ruas de Lisboa e refiz algumas das rotas que trilhei quando jovem executiva estudando em Barcelona. Foi um belo encontro, com intenção e consciência, comigo mesma. E uma reafirmação de que sempre é tempo de sair da zona de conforto e experimentar algo pela primeira vez.
Viajar sozinha para uma semana de estudos na Espanha, com 30 pessoas desconhecidas, foi um oportunidade única de aprendizado, conexão, colaboração e parceria. Ganhei amigos para as próximas décadas! Além disso, realizar o sonho de me tornar uma palestrante global, em plena Europa, foi pura magia! A vida presta...
Análises. Opiniões. Fatos. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.