Logo O POVO+
Empresa quer barrar produção do buggy Fyber no Ceará por investidor alemão
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Empresa quer barrar produção do buggy Fyber no Ceará por investidor alemão

Fyber Star, que entrou na Justiça, diz que investidor alemão que busca produzir o buggy no Estado comprou a réplica do carro fabricado pela Peixoto Veículos Ltda, e não a marca original Fyber
Tipo Notícia
Buggy da Fyber Star será fabricado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (Foto: Divulgação/Fyber Star)
Foto: Divulgação/Fyber Star Buggy da Fyber Star será fabricado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza

A Fyber Star entrou com ação na Justiça do Ceará para impedir o uso da marca e a fabricação da réplica do buggy no Estado por um investidor alemão. A informação é do empresário Nil Araújo, um dos sócios da empresa. 

Segundo ele, o investidor comprou a réplica do buggy fabricada pela Peixoto Veículos Ltda, e não a marca e a homologação original Fyber, que, de acordo com Nil, pertence à Fyber Star e foi concedida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"Estamos na Justiça para proibir o uso da marca, pois o buggy da marca Peixoto usa indevidamente o adesivo Fyber, fazendo o consumidor acreditar que se trata de um buggy Fyber original", diz o empresário.

De acordo com ele, além da homologação do Detran, a empresa tem documentos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). "Não temos nenhuma ligação com a falida empresa Fyber Indústria de Veículos S/A, que faliu em 1995, assim como a Peixoto Veículos também não tem. Porém, nós conseguimos resgatar a homologação original do Fyber, após falência da antiga empresa", afirma.

Fábrica em São Gonçalo do Amarante

Nil Araújo informa que o buggy da Fyber Star será fabricado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, a partir da doação de terreno com cerca de nove hectares por parte da Prefeitura da cidade. O imóvel fica localizado às margens da BR-222. A fábrica, destinada à produção de quatro modelos da marca, será financiada por um empresário mineiro com capital de investidores portugueses.

"Começamos o projeto ainda no início de 2020, mas foi paralisado por conta da pandemia do novo coronavírus. Já recebemos incentivo fiscal da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. A assinatura do protocolo de intenções com o então prefeito, Claudio Pinho, foi assinado em março de 2020. Nossa ideia era buscar também incentivos do Governo do Estado, por meio da Sedet (Secretaria do Desenvolvimento e Trabalho), mas o investidor alemão se antecipou", destaca o sócio da Fyber Star.

Assinatura do protocolo de intenções de sócios da Fyber Star com o então prefeito de São Gonçalo do Amarante, Claudio Pinho, em março de 2020
Assinatura do protocolo de intenções de sócios da Fyber Star com o então prefeito de São Gonçalo do Amarante, Claudio Pinho, em março de 2020 (Foto: Divulgação/Fyber Star)

 

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?