Rubens Rodrigues é jornalista, editor de Cidades do O POVO. Nesta coluna, trata de assuntos ligados a raça, diversidade e direitos humanos. MBA em Jornalismo Digital e pós-graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS. Está entre o TOP 50 +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira.
Foto: Reprodução/Instagram Milena Kanindé
Milena é indígena kanindé, advogada e mestranda em Direito pela UNB
A advogada indígena Milena
Kanindé
O povo kanindé está situado, principalmente, nos municípios de Canindé e Aratuba, na região da serra de Baturité.
, de 27 anos, foi nomeada chefe de gabinete da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Nomeação foi publicada nesse dia 16 de dezembro.
Milena, que também é mestranda em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), já exercia o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) desde fevereiro de 2024.
Antes, Milena prestou assessoria para a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e Associação para Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco). Ela também presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Indígenas da OAB/CE.
A advogada é indígena do povo kanindé da Aldeia Fernandes, localizada em Aratuba, município do Maciço de Baturité. Milena colaborou na implantação do Primeiro Escritório de Advocacia Popular Indígena do Brasil, o Escritório Ybi, cumprindo a missão de apoiar os povos indígenas com ações de formação, acompanhamento processual e litigância jurídica.
Protagonismo indígena no Governo Federal
Para ela, essa nomeação reforça o papel importante do protagonismo indígena na gestão do Governo Federal, nessa nova relação do Estado Brasileiro com os povos indígenas do País.
"Estamos fazendo história com a primeira mulher indígena a presidir a Funai (Joênia Wapichana), a ter o primeiro Ministério dos Povos Indígenas, conduzido pela Ministra Sônia e ter pela primeira vez uma Secretaria de Saúde Indígena, também conduzida por alguém que vem do território, o meu conterrâneo cearense, Weibe Tapeba, que também tem feito um trabalho belíssimo a frente da Sesai", celebra.
"A agenda de regulamentação de terras indígenas no País é uma realidade, fruto desse compromisso institucional da Funai", destaca ainda.
Para o secretário de Saúde Indígena, o também cearense Weibe Tapeba, a nomeação de Milena Kanindé é "uma conquista que reconhece sua trajetória de luta, compromisso e dedicação incansável à defesa dos direitos dos povos indígenas".
"Que essa nova missão seja guiada pela força ancestral, pela sensibilidade no diálogo e pelo compromisso com a construção de políticas públicas que respeitem e fortaleçam os povos originários do Brasil", afirmou o secretário.
Raça, diversidade e direitos humanos. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.