Sara Oliveira é repórter especial de Cidades do jornal O Povo há 10 anos, com mais de 15 anos de experiência na editoria de Cotidiano/Cidades nos cargos de repórter e editora. Pós-graduada em assessoria de comunicação, estudante de Pedagogia e interessadíssima em temas relacionados a políticas públicas. Uma mulher de 40 anos que teve a experiência de viver em Londres por dois anos, se tornou mãe do Léo (8) e do Cadu (5), e segue apaixonada por praia e pelas descobertas da vida materna e feminina em meio à tanta desigualdade.
Foto: FCO FONTENELE
Ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida
Está sendo um turbilhão. De fatos, denúncias, defesas, notas, posicionamentos, dores e muitos retrocessos. As acusações de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, fizeram o Brasil retroceder mais uma vez. Ficamos estarrecidos, atordoados, decepcionados, incrédulos, devastados.
Somos um país que ainda tem em sua base social preconceitos estruturais como o racismo, o machismo, a misoginia, xenofobia, homofobia. Que ao longo de sua história conseguiu criar dispositivos legais e constitucionais que garantam dignidade a todos e todas. Mas que pouco consegue colocar em prática, investir orçamento, concretizar políticas e mudar.
É realmente andar pra trás ter um ministro de Direitos Humanos acusado, uma ministra da Igualdade Racial envolvida como possível vítima, outras mulheres assediadas.
Vivemos muito recentemente uma época em que ouvi colegas dizerem que poderiam ter de fugir do País por sua orientalção sexual. Nos deparamos todos os dias com os números da epidemia do feminicídio, que traduzem as tantas violências de gênero que ainda persistem. Com os casos absurdos de racismo em diferentes esferas e formas.
Não, não podemos errar, nem encobrir as feridas das mazelas sociais que apresentamos. É denunciar, encarar, demitir e não retroceder!
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.