É secretária dos Direitos Humanos do Ceará. Soma quase 60 anos de atuação no serviço público, dos quais 48 anos foram dedicados ao Ministério Público do Ceará (MPCE), onde foi procuradora-geral da Justiça por cinco mandatos, além de ter tido outras passagens importantes pelo Poder Executivo estadual
Falar sobre envelhecimento é urgente. Afinal, segundo o IBGE, a proporção de pessoas idosas na população brasileira duplicou de 2000 a 2023, subindo de 8,7% para 15,6%. Em 2070, a previsão é de que cerca de 37,8% das pessoas do país sejam idosas
Foto: SARA MAIA
Ciência e Saúde - Cuidadores de Idosos
Na foto: Carmélia Barbosa de Miranda, 85, poetisa, e a filha Marli Ribeiro de Castro, 59, que é sua cuidadora, no atendimento de geriatria do Hospital Walter Cantídio
Foto: Sara Maia, em 10/01/2013
A educação é uma ferramenta poderosa de transformação social, de conscientização e ainda de disseminação de assuntos de extrema importância. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dois últimos finais de semana, trouxe pautas importantes para o debate público, por meio de suas questões objetivas, dos textos de apoio da prova, e do tema da redação. Este último, em particular, chamou a atenção e entrou nas rodas de discussão: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Falar sobre envelhecimento é urgente. Afinal, segundo o IBGE, a proporção de pessoas idosas na população brasileira duplicou de 2000 a 2023, subindo de 8,7% para 15,6%. Em 2070, a previsão é de que cerca de 37,8% das pessoas do país sejam idosas. Com esse contexto, muito em breve o Brasil terá de lidar com o impacto desse processo.
Isso implica o direcionamento de atenção para o cuidado necessário com essa população, tanto na perspectiva de acolhimento aos mais vulneráveis, como na promoção da cidadania ativa. Abordar o tema do envelhecimento é tanto sobre prestar assistência às pessoas idosas, quanto garantir que todos os cidadãos e cidadãs possam envelhecer com dignidade.
Nos últimos tempos, o envelhecimento também tem ganhado espaço nas mídias digitais por um motivo ligado ao entretenimento e à cultura: a notável participação de Tânia Maria, atriz e artesã de 78 anos, no filme "O Agente Secreto", em um papel de destaque. O longa já é um sucesso no Brasil e no mundo, mas o que surpreende o público e nos faz refletir, é que Tânia iniciou sua carreira como atriz aos 72 anos de idade.
O exemplo de Tânia combate fortemente a ideia errônea de que exista idade certa para qualquer coisa, até mesmo para iniciar uma nova carreira. Para que narrativas como a dela sejam cada vez mais frequentes, é necessário garantir qualidade de vida ao longo de toda a trajetória da nossa população.
Isso se faz com acesso a políticas efetivas, de assistência, saúde, educação e, inclusive, trabalho, independentemente da idade. É fundamental um empenho contínuo e conjunto para assegurar esse direito. Somente assim cumpriremos o compromisso com a dignidade humana em todas as suas etapas.
Análises. Opiniões. Fatos. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.