Logo O POVO+
Mais um ano na luta pelos direitos humanos
Comentar
Foto de Socorro França
clique para exibir bio do colunista

É secretária dos Direitos Humanos do Ceará. Soma quase 60 anos de atuação no serviço público, dos quais 48 anos foram dedicados ao Ministério Público do Ceará (MPCE), onde foi procuradora-geral da Justiça por cinco mandatos, além de ter tido outras passagens importantes pelo Poder Executivo estadual

Mais um ano na luta pelos direitos humanos

Foi mais um ano de construção de políticas públicas afirmativas e assertivas para a população cearense, com foco na garantia da dignidade. Os desafios de quem atua com direitos humanos são muitos e, por vezes, inesperados
Comentar
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 13-03-2024: 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia, realizada pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), no Centro Integrado de Segurança Pública – CISP. (Foto: Samuel Setubal) (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 13-03-2024: 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia, realizada pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), no Centro Integrado de Segurança Pública – CISP. (Foto: Samuel Setubal)

O ano chega ao fim e, com ele, surge a reflexão sobre tudo o que vivemos nos últimos meses. As festas de Natal e Réveillon se aproximam e trazem à tona sentimentos sobre o que foi feito, o que ficou para trás e o que queremos construir no novo ciclo que se inicia.

Na Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), 2025 foi um ano intenso e de muito trabalho. Embora nem sempre mensurável em números, o impacto das ações da Secretaria pode ser percebido na transformação concreta da vida das pessoas atendidas.

Foi mais um ano de construção de políticas públicas afirmativas e assertivas para a população cearense, com foco na garantia da dignidade. Os desafios de quem atua com direitos humanos são muitos e, por vezes, inesperados, como a chegada de voos com brasileiros repatriados dos Estados Unidos.

Estar preparados para acolher e garantir direitos é parte da nossa missão, cumprida, neste caso, em articulação com o Governo Federal.

A formulação dessas políticas acontece de forma coletiva, em diálogo com outros órgãos e com a sociedade civil. Em 2025, a Sedih promoveu importantes encontros colaborativos, como a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e a Conferência Estadual dos Direitos Humanos, essa última realizada em seis etapas no interior do Estado.

A participação popular qualifica e fortalece o debate, trazendo para a discussão as reais necessidades das pessoas e tornando as políticas públicas mais republicanas e democráticas.

Promover uma cultura de paz também é central para o nosso trabalho. Realizamos cursos de Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos em 10 municípios do Ceará, além de um seminário dedicado ao tema. O olhar atento para esses assuntos vai nos levar longe enquanto sociedade.

A inclusão é indispensável à promoção dos direitos humanos. Em 2025, fortalecemos o serviço de interpretação em Libras, inauguramos uma nova estação do Praia Acessível em Fortim e promovemos capacitações para pessoas idosas, especialmente na área de tecnologia. Não se promove direitos humanos sem que todas as pessoas sejam incluídas.

Cada vida impactada por essas e outras ações do Governo do Ceará, por meio da Sedih, reforça a certeza de que trabalhar pelos direitos humanos vale a pena. Direitos humanos para mim, para você, para todas as pessoas.

Foto do Socorro França

Análises. Opiniões. Fatos. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?