
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O número de partidos alinhados com o PT para a disputa da Prefeitura de Fortaleza é de pelo menos 9, podendo chegar a 11. Quem diz é o deputado estadual e líder do bloco PT, PCdoB, PSDB, Cidadania e PSD na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), De Assis Diniz (PT).
Entre os partidos citados estão o Progressistas, PSD, PSB, Republicanos e Solidariedade. “Nós temos já alinhados para dentro desse arco de aliança de 9 a 11 partidos que vão estar com o PT lá na frente”, disse. Sobre as outras legendas que estariam alinhadas, De Assis diz que ainda estão em discussão, mas garante que o candidato petista, chegando à Prefeitura, vai ter uma boa base de apoio.
Os partidos citados por De Assis contam hoje com 10 vereadores, mas a maior parte deve migrar para partidos da base do prefeito Sarto (PDT). O PT tem dois parlamentares na Câmara Municipal de Fortaleza, Dr. Vicente e Adriana Almeida. Sobre a chapa de vereadores da legenda, o deputado estadual mostrou tranquilidade e disse que o número vai crescer para a próxima legislatura.
“Nós estamos com uma chapa forte, temos nomes competitivos. É uma base que vai ter representatividade de quase todos os setores da sociedade e nossa chapa vai surpreender. Não tenha dúvida que vamos crescer e crescer bem”, afirmou De Assis.
Além dos vereadores Dr. Vicente e Professora Adriana Almeida, a chapa de vereadores do PT deve contar com nomes como o de Acrísio Sena, Mari Lacerda e Liliane.
O PT já discute alianças, chapa de vereadores, mas ainda falta a definição do pré-candidato. O esforço é para que a escolha interna não gere grandes fraturas para a sigla, que divulgou calendário para definição do nome que representará a legenda na eleição de outubro.
Ao que parece, nenhum dos candidatos terá dois terços dos 46 membros do diretório, o que inviabiliza uma escolha direta. Com isso, o caminho deve ser as prévias, onde os filiados votam diretamente no pré-candidato, ou o encontro, onde os filiados elegem delegados que escolherão o pré-candidato.
Se encontro,
Até 27/3 - Inscrição das chapas de delegados
Até 2/4 - Ajustes nas chapas
7/4 - Votação dos filiados para escolher os delegados
21/4 - Encontro para definir a candidatura
Se prévias,
Até 25/3 - Inscrição das pré-candidaturas
7/4 - Prévias
21/4 - Segundo turno, caso haja necessidade
Por Yuri Gomes - Especial para O POVO
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.