Logo O POVO+
Deputada propõe extinção da escala 6x1 em ações do Governo do Ceará
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Deputada propõe extinção da escala 6x1 em ações do Governo do Ceará

Larissa Gaspar (PT) apresentou projeto proibindo este tipo de jornada em contratos administrativos, convênios e licitações da máquina estadual
FORTALEZA-CE, BRASIL, 27-10-2024: Comemoração da virória de Eavndro Leitão  do Partido dos Trabalhadores (PT) que foi eleito prefeito de Fortaleza.   Larissa Gaspar, deputada estadual (PT-CE) . (Foto: Júlio Caesar/O Povo)  (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA-CE, BRASIL, 27-10-2024: Comemoração da virória de Eavndro Leitão do Partido dos Trabalhadores (PT) que foi eleito prefeito de Fortaleza. Larissa Gaspar, deputada estadual (PT-CE) . (Foto: Júlio Caesar/O Povo)

A deputada Larissa Gaspar (PT) apresentou nesta semana na Assembleia Legislativa projeto que lei que proíbe a jornada de trabalho 6x1 – aquela que permite apenas um dia de descanso semanal remunerado para seis dias trabalhados – em contratações para obras e prestações de serviços do Governo do Ceará.

“Acreditamos que um dia de descanso semanal é insuficiente para a recuperação física e emocional dos trabalhadores. Nossa proposta é assegurar um equilíbrio maior entre trabalho e vida pessoal, valorizando a dignidade humana e o respeito aos direitos trabalhistas”, destaca a autora da proposta.

Segundo o texto, a jornada 6x1 ficaria proibida em jornadas de trabalho decorrentes de "terceirizações, contratações de obras e serviços e nas celebrações de parcerias, públicas ou privadas, realizadas pela administração pública do Estado do Ceará". A norma valeria não só para órgãos do Executivo, como também para demais órgãos vinculados ao Estado.

Debate nacional

Segundo Larissa, ação busca contribuir para a “promoção do trabalho decente”, com a promoção de saúde e segurança aos trabalhadores. “A escala 6x1, na qual o trabalhador presta serviços por seis dias consecutivos com apenas um dia de descanso, é um modelo ultrapassado, que precariza o trabalhador ao submetê-lo a jornadas exaustivas.”, diz

O tema do fim da escala 6x1 entrou em pauta no Congresso Nacional no final do ano passado, após a deputada Erika Hilton (Psol-SP) reunir assinaturas para protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o mesmo tema, pedindo a limitação da semana de trabalho em 36 horas e o fim deste tipo de jornada.

Em Fortaleza, o vereador Gabriel Biologia (Psol) também apresentou projeto semelhante, mas direcionado a contratações da Prefeitura da Capital. Projetos semelhantes também foram apresentados por vereadores em outras capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?