Logo O POVO+
Canindé: MP pede cassação de prefeito citando elo com Bebeto do Choró
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Canindé: MP pede cassação de prefeito citando elo com Bebeto do Choró

Agora alvos do Ministério Público, gestores Jardel Sousa e Ilomar Vasconcelos foram citados ontem em decisão do STF no caso Júnior Mano
Posse do prefeito Jardel Sousa (Foto: Prefeitura de Canindé)
Foto: Prefeitura de Canindé Posse do prefeito Jardel Sousa

.

A promotoria da 33ª Zona Eleitoral de Canindé apresentou, em junho, ação pedindo a cassação do prefeito de Canindé, Professor Jardel (PSB), e do vice, Ilomar Vasconcelos (PSB), por compra de votos e abuso de poder econômico e político na eleição de 2024. O órgão também pede a inelegibilidade da dupla e novas eleições no município.

Segundo o MP, investigação revelou que o prefeito de Choró, Bebeto Queiroz (PSB), teria atuado como "apoiador e financiador da campanha" de Jardel e Ilomar, realizando "pagamentos diretos a cabos eleitorais e eleitores" por votos e apoio político. Foragido desde novembro de 2024 e com o mandato cassado desde abril, ele é acusado de coordenar "esquema estruturado" para compra de votos, com atuação em diversos municípios do Ceará.

Prefeito

Investigações contra Bebeto foram uma das principais bases de operação deflagrada na terça-feira, 8, pela PF envolvendo o deputado Júnior Mano (PSB). Apesar de não mencionar o deputado, a ação de Canindé cita expediente semelhante.

Acusação

Neste sentido, o MP Eleitoral cita interferência de Bebeto e empresas ligadas ao prefeito para influenciar a eleição local. "A multiplicidade e conexão entre atos revelam não apenas gravidade individual, mas um projeto de poder", diz.

Vice

Alvo da ação, o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos também foi citado, como suposto articulador de emendas para o município, em decisão do ministro Gilmar Mendes que autorizou busca e apreensão contra Júnior Mano.

Provas

Operação incluiu interceptação de mensagens entre Bebeto e políticos e uma busca e apreensão em comitê ligado aos candidatos. A coluna procura a Prefeitura de Canindé desde a semana passada, mas não obteve retorno.

Abraji

Continua nesta quinta-feira, em São Paulo, o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Evento reúne veículos de todo o País.

Segurança

Entre palestrantes do evento nesta quinta-feira, está o colunista de segurança pública do O POVO, Ricardo Moura. Ele integra o painel "PCC e outros grupos armados: três décadas de jornalismo e mudanças na cobertura".

Deputados de oposição na Alece(Foto: Marcelo Bloc/O POVO)
Foto: Marcelo Bloc/O POVO Deputados de oposição na Alece

Oposição cobra investigação

Bloco de oposição na Alece deve acionar diversos órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Advocacia Geral da União (AGU), cobrando investigação sobre recente falha técnica em obra do Metrofor.

Tuneladora

Conforme a coluna noticiou, obra foi interrompida por algumas horas na segunda-feira após máquina sair da rota e se deslocar cerca de dois metros além do esperado. Oposição quer que o Crea faça inspeção no local.

Sem prejuízo

Em nota, a Seinfra afirma que apura causas da "intercorrência técnica" e diz que situação não causou danos aos equipamentos. Também destaca que cronograma das obras está mantido, com entrega para 2028.

Choro Jazz

Começou o Festival Choro Jazz 2025, em sua primeira etapa, com oficinas em Soure-PA, na Ilha do Marajó. Evento reúne mestres da música instrumental e vocal, até domingo, e terá, no Ceará, etapas em Fortaleza em novembro e Jericoacoara em dezembro. No patrocínio, Petrobrás e Ministério da Cultura.

 

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?