
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Até recentemente dados como certos no PSB, os deputados federais Idilvan Alencar (PDT) e Mauro Filho (PDT) já avaliam hoje continuar no PDT para a eleição de 2026 no Ceará. A mudança de rumo, no entanto, passaria por acerto com o senador Cid Gomes (PSB), que articulou migração de antigos pedetistas de seu grupo político ao PSB.
A informação é do presidente do PDT Ceará, deputado André Figueiredo (PDT), que confirma também interesse do PDT em manter os parlamentares no partido. “Nós estamos tentando manter o Idilvan e o Mauro na bancada. Ambos demonstraram esse interesse, mas sabemos que tem que haver um diálogo com o senador Cid”, diz o deputado.
LEIA TAMBÉM: Bancada do PSB se reúne com Cid, Eudoro e Júnior Mano para "alinhar" 2026
“Estamos dispostos a dialogar, porque a nossa prioridade é termos uma boa nominata de federais e estaduais”, destaca André, que reforça tendência do partido em seguir na base de Elmano de Freitas (PT) para a próxima disputa eleitoral no Estado. Em 2024, postura de oposição da sigla a Elmano promoveu migração em massa de cidistas para o PSB.
“Já estamos na base do presidente Lula, na base do prefeito Evandro Leitão e nossa tendência é estarmos do lado também com o governador Elmano no próximo ano. São candidatos do nosso campo político e, como tal, queremos fortalecer esse projeto e, é claro, fortalecer o PDT por nossas candidaturas a federal e estadual”, afirma.
Atualmente, Idilvan atua como secretário da Educação na gestão Evandro Leitão. Já Mauro Filho é vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.