Logo O POVO+
Temas do cotidiano, foco no conteúdo e novas denúncias de vazamento marcam segundo dia do Enem
CIDADES

Temas do cotidiano, foco no conteúdo e novas denúncias de vazamento marcam segundo dia do Enem

| Enem 2019 | Neste segundo dia de aplicação de provas, o percentual de abstenção ficou em 27,19%, o menor desde 2015, segundo o Inep.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Durante os dias de provas, há a circulação de muitos alunos nos locais de prova (Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim Durante os dias de provas, há a circulação de muitos alunos nos locais de prova

Da receita para dessalgar o feijão, lei seca, cálculos em aplicativo de namoro, alimentos orgânicos à prática do slackline (esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica). Estes foram alguns dos temas que nortearam o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Questões mais focadas no conteúdo e novas denúncias de fotos de prova circulando nas redes sociais antes do horário permitido também marcaram o certame. 

As provas de Ciências da Natureza e Matemática começaram a ser aplicadas às 13h30. Em todo Brasil, dos mais de 5 milhões de candidatos que se inscreveram no Enem deste ano, 3,7 milhões compareceram ao segundo dia de aplicação de prova. O percentual de faltosos ficou em 27,19%, superando a menor taxa até então, que era a de 2015 (27,33%), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No total, também foram eliminados 747 participantes, sendo 371 candidatos no segundo dia de exame e 376 pessoas no primeiro dia, por descumprirem regras do edital.

E, assim como no dia 3, ontem, também houve novas denúncias de vazamento. Por volta das 16h30, fotos da prova já circulavam em grupos de Whatsapp. Pelo regulamento, os candidatos só poderiam deixar o exame com os cadernos de questões a partir das 18 horas.

De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já foi registrado boletim de ocorrência sobre este e outros casos pontuais. Um deles, envolvendo um rapaz de 18 anos. Também ressaltou que essas situações não configuram vazamento por terem acontecido após o início das provas e que não comprometem a lisura do certame.

"Alguns poucos indivíduos desses 5 milhões de pessoas que fazem o Enem, estatisticamente irrelevantes, antes do final da prova, se comportaram de maneira inadequada. Mas sem comprometer em nada o Enem".

Para ele, o saldo foi positivo. "Tivemos, acho que agora dá para afirmar, o melhor Enem de todos os tempos, tanto em execução, operação, logística, como também em termos de formulação”.

Em Fortaleza, o trânsito ficou mais complicado em alguns trechos próximos aos locais de prova, conforme ia se aproximando o horário de fechamento dos portões, às 13 horas. Como foi o caso da avenida Washington Soares, próximo à Universidade de Fortaleza (Unifor). Mas apesar disso, foram poucos os relatos de atraso nas escolas visitadas pelas equipes do O POVO ao longo do dia.

Clima de tranquilidade também observado na hora da saída. Por volta das 17 horas, por exemplo, vários candidatos já tinham concluído a prova no Colégio Farias Brito, da Senador Pompeu.

Neste segundo dia de prova, muitas questões traziam temas contemporâneos no enunciado. Mas, na avaliação de professores ouvidos pelo O POVO, o que chamou atenção mesmo foi um foco muito maior no conteúdo.

"O que, de certa forma, já era esperado dado o atual contexto político", afirmou o professor Francisco Cristiano Aragão, do Colégio Tiradentes. Ele destaca ainda que em relação à prova de biologia, o nível foi bem melhor que em anos anteriores. "Mais técnica e, como previsto, com um número maior de ecologias e algumas questões de fisiologias. Mas, de forma geral, bem acessível”.

Já o professor do Colégio Batista, José Acácio de Souza, observou que na prova de química o nível estava entre intermediário e elevado, inclusive, aparecendo questões que habitualmente não costumam cair. “A hibridização e ligações químicas envolvendo expansão de orbital são assuntos que não costumam cair neste tipo de prova”.

A opinião é compartilhada por Alexandre Lima, professor do Colégio Lourenço Filho e do Colégio Batista.”Não tem tanto cálculo, mas têm questões mais técnicas que exigiam um conhecimento prévio do aluno”.

Os três professores participaram ontem à noite de uma live transmitida no Facebook pelo O POVO Online, comentando a prova.

Próximas datas

13/11 - Gabaritos oficiais e cadernos de questões serão divulgados.

11 a 18/11 - Candidatos que se sentiram prejudicados durante a prova poderão apresentar recurso.

Janeiro/2020 - Resultados individuais do Enem serão divulgados.

Março/2020 - Resultado de treineiros que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos.

 

O que você achou desse conteúdo?