Logo O POVO+
Banhistas citam risco do banho de mar no aterro e Seinf diz que obra está concluída
CIDADES

Banhistas citam risco do banho de mar no aterro e Seinf diz que obra está concluída

Profundidade do mar assusta os frequentadores. Em nota, a secretaria municipal responsável pela obra cita que apenas a compactação da areia ainda será feita na área
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PLACA AFIXADA pela Prefeitura alerta para o risco de banho em águas profundas (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO PLACA AFIXADA pela Prefeitura alerta para o risco de banho em águas profundas

Reclamações sobre um mar mais violento e profundo têm sido ouvidas na Praia de Iracema desde o fim da engorda da faixa de areia, prevista no projeto de requalificação da Beira Mar da Prefeitura de Fortaleza. Frequentadores e comerciantes mostram-se receosos sobre o banho de mar no local e lamentam a situação. 

Elenice da Silva vende bebidas próximo ao espigão da avenida Rui Barbosa há 4 anos e conta que o movimento mudou. "Para ficar na areia o movimento ainda é grande, mas poucas pessoas entram no mar. Às vezes, alguns entram, mas logo desistem". Entre os grupos de amigos e famílias que aproveitavam o sol de domingo o assunto era recorrente.

Entenda as obras na Beira Mar

Francisca da Silva, 70 anos, foi acompanhar seus netos no passeio de fim de semana e não tirava os olhos do mar, onde os mais novos pulavam ondas. "Vim para acompanhá-los porque é mais perto de casa, mas a Caça e Pesca está muito melhor e tranquila", conta a moradora do bairro Couto Fernandes. A conversa foi interrompida por um neto que chegou contando sobre a profundidade do mar e os muitos buracos.

Aurileide de Oliveira e seu esposo, Francisco dos Santos, são comerciantes na Praia há 14 anos e confirmam a mudança. "Eu mesma costumava entrar, mas agora molho só os pés", conta a vendedora. Ela reclama da falta de um torre com salva-vidas. "Tem até alguns que passam andando por aqui, mas seria melhor se ficasse sempre olhando".

Na manhã deste domingo, a reportagem avistou apenas um guarda-vidas, sem posto elevado. Para o Réveillon, a Prefeitura instalou placas de alerta para águas profundas pela praia, entretanto, para Aurileide, "elas não servem muito porque tem gente que vai entrando direto".

Banhistas devem evitar banho de mar no aterro durante Réveillon, alerta Guarda Municipal

Apesar das queixas, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) afirma que a obra, que chega a avançar o aterro em 80 metros em direção ao mar em alguns trechos, está concluída. Em nota, o órgão diz que todas as especificações técnicas foram obedecidas, seguindo as licenças e autorizações. A pasta não comenta uma possível correção do nível do mar. Entre o espigão da avenida Rui Barbosa e a estátua de Iracema Guardião que deve acontecer ainda é a compactação da areia.

Na coletiva de imprensa para o Réveillon, no último dia 27, o titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa, chegou a afirmar que o problema estava resolvido. "O que a gente pede, principalmente, é que as pessoas que ingeriram bebida alcoólica evitem entrar no mar. Mas com relação à área, a obra já foi concluída, já está equacionada essa questão da profundidade na área do Aterro", assegurou. 

Enquanto o problema persiste, a Guarda Municipal de Fortaleza informa que tem guarda-vidas no local e pede para que a população procure um destes agentes em caso de dúvidas sobre o melhor local para entrar no mar.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-01-2020: Novo aterro da Praia de Iracema, com placas indicando o cuidado com o mar. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-01-2020: Novo aterro da Praia de Iracema, com placas indicando o cuidado com o mar. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Obra

Com conclusão prevista para agosto de 2020, as intervenções na Beira Mar se concentram agora na urbanização completa a avenida e calçadão, com construção de equipamentos de esporte e lazer, entre a av. Rui Barbosa e o Mercado dos Peixes.

O que você achou desse conteúdo?