Logo O POVO+
Teleconsulta vai auxiliar no diagnóstico das arboviroses no Ceará
CIDADES

Teleconsulta vai auxiliar no diagnóstico das arboviroses no Ceará

Medidas adotadas para evitar possível epidemia de dengue, zika e chikungunya foram anunciadas ontem, 13
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GESTORES MUNICIPAIS tiveram encontro ontem para debater o enfrentamento às arboviroses
 (Foto: Leonardo Maia/ Especial para O POVO)
Foto: Leonardo Maia/ Especial para O POVO GESTORES MUNICIPAIS tiveram encontro ontem para debater o enfrentamento às arboviroses

Um sistema de teleconsulta passará a ser utilizado por profissionais de saúde do Ceará para ajudá-los no diagnóstico de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. A medida faz parte do conjunto de ações pensados para este ano pela Escola de Saúde Pública no combate às arboviroses. A novidade foi divulgada durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda, 13. Além dessas, outras medidas serão implementadas a fim evitar uma possível epidemia de dengue, zika e chikungunya.

O titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, ressaltou ações pontuais importantes no combate ao Aedes aegypti, como premiar municípios com menor número de casos e contínuo treinamento dos profissionais. Ele deu detalhes do sistema de teleconsulta e disse que a Escola de Saúde Pública continua elaborando processos de comunicação para facilitar o compartilhamento de informações.

Segundo Cabeto, a partir da teleconsulta, médicos e outros especialistas que tiverem dúvidas durante consultas ou outras ações poderão consultar, via webconferência ou até mesmo pelo WhatsApp, outros profissionais que poderão ajudar a definir as estratégias terapêuticas. Conforme assessoria, ainda não há data para implantação do sistema, que está em fase de elaboração. Mais informações serão divulgadas em coletiva nos próximos meses.

Ainda conforme o secretário, as regiões que mais preocupam a Sesa, devido ao alto índice de arboviroses, são: litoral leste e sertão central, região centro-sul do Cariri, região acima do Iguatu, região próxima a Canindé e a região próxima a Quixeramobim. A expectativa de uma intensa estação chuvosa preocupa a pasta, que destaca o treinamento contínuo de profissionais como um dos fatores que mais ajudam a lidar com o tema.

Tiago Ribeiro, prefeito do município de Cascavel, localizado no litoral leste, destacou que a atenção será redobrada na cidade durante o período carnavalesco, quando tradicionalmente há mais aglomerações. "Nesse caso específico, contaremos com apoio da secretaria de Turismo e da pasta responsável pela limpeza pública. A intenção é tornar o trabalho mais abrangente possível", pontuou.

O gestor ainda ressaltou a importância da integração com a Sesa para que os municípios e o Estado cheguem a um denominador comum, tanto em relação à forma de atuação como em relação aos repasses financeiros.

O que você achou desse conteúdo?