Logo O POVO+
Mortes em intervenção policial em 2019 não geraram denúncia
CIDADES

Mortes em intervenção policial em 2019 não geraram denúncia

Dentre as 51 mortes por intervenção policial registradas em Fortaleza no ano passado, O POVO encontrou 29 inquéritos e nenhuma denúncia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CONTROLADORIA Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves CONTROLADORIA Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD)

Dentre as 51 mortes declaradas como decorrentes de oposição à intervenção policial em 2019 em Fortaleza, O POVO localizou 29 inquéritos e nenhuma denúncia. São 18 procedimentos ainda em andamento e 11 arquivados. Mesmo casos ondem recaem suspeita de abuso policial seguem em investigação. Em todo o Estado, no ano passado, foram 136 casos.

As mortes em intervenção policial são consideradas excluídas de ilicitude. O entendimento é de que os atos ocorrem no exercício da profissão ou em legítima defesa, circunstâncias em que não há crime, conforme o Código Penal. Apesar disso, por lei, todos os casos devem ter inquérito policial (IP) instaurado. Procedimentos administrativos também são abertos.

Entre as ocorrências em que a investigação comprovou não ter havido crime está a morte de Francisco Gleisson do Nascimento da Silva, em 23 de fevereiro, no José Walter. O caso ocorreu no momento em que um PM estava de folga, em uma loja e presenciou anúncio de assalto. Conforme parecer do Ministério Público (MPCE), o policial avistou um indivíduo armado rendendo os funcionários e ordenando que fossem para os fundos da loja. O militar, então, tentou se esconder, mas foi percebido e perseguido pelo assaltante, que passou a atirar. O PM chegou a cair, mas revidou os tiros, atingido Gleisson, que não resistiu. Os demais assaltantes fugiram. "Não há, nos autos, indicativos de excesso no exercício da legítima defesa", entendeu o MPCE.

O POVO, porém, localizou casos em que, apesar de não haver denúncia, a investigação encontrou elementos que dão a entender a existência de abusos. É o caso de uma morte ocorrida na Parquelândia, em fevereiro. Francisco Daniel Souza da Costa foi morto após policiais serem acionados para uma confusão envolvendo dois homens e duas mulheres. Os PMs contaram ter se deparado com uma briga, em que uma das mulheres gritava "solte minha bolsa". Apesar de terem dado voz de parada, a luta continuou. Em dado momento, Daniel teria virado-se de forma "brusca" em direção aos policiais, com um objeto nas mãos. Por isso, diz o relato, houve o disparo, já que o PM achou que se tratava de uma arma — o que não se confirmou. Testemunhas afirmaram não ter havido ordem de parada e que os PMs chegaram atirando. Os policiais chegaram a ser afastados na época do crime, mas o IP ainda não foi concluído.

Outro caso com alegação de abuso foi o que vitimou Francisco Lucas Sousa da Silva em 20 de dezembro, na Granja Portugal. Conforme a PM, policiais receberam a informação de tráfico de drogas na casa onde o fato ocorreu. Ao fazerem buscas, foram alvo de disparos, feitos por um homem refugiado em um cômodo. Reagiram e, cessado o tiroteio, constataram que Lucas havia sido ferido. Ele chegou a ser levado a um hospital, mas morreu. A operação resultou em um preso, suspeito de posse ilegal de arma e tráfico.

Porém, o IP cita que a Ciops recebeu "mais de uma" ligação dando conta de que no local estaria havendo tortura durante a ação policial. Também consta na peça a versão de que o episódio seria, na verdade, uma retaliação dos PMs pelo fato de o suspeito preso ter denunciado os militares por tortura em abordagem ocorrida dias antes. Os policiais teriam, então, arrombado a casa e passado a torturar não só o suspeito como também seus familiares, utilizando munição menos letal. Por fim, teriam matado Lucas, que era parente do homem preso. Fotos anexadas ao processo mostrariam o resultado da sessão de tortura. "Há a necessidade de prosseguimento das investigações", entendeu o MPCE, solicitando envio do IP para a Delegacia de Assuntos Internos (DAI), especializada em crimes de agentes de segurança.

 

Apuração

O POVO solicitou, através da Lei de Acesso à Informação, os números de todos os inquéritos instaurados para apurar mortes em intervenção policial em 2019. Foi informado, porém, que a "a SSPDS não divulga o número do procedimento policial".

O que você achou desse conteúdo?