Logo O POVO+
Plano de reabertura em Fortaleza terá fase especial
CIDADES

Plano de reabertura em Fortaleza terá fase especial

Depois da Fase 4, serão criadas três etapas que não estavam previstas no plano inicial. Esta semana será definido o funcionamento delas.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Restaurantes estão autorizados a funcionar a partir desta segunda-feira, 19, até as 23 horas. Distanciamento e outras normas de biossegurança ainda são obrigatórios (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Restaurantes estão autorizados a funcionar a partir desta segunda-feira, 19, até as 23 horas. Distanciamento e outras normas de biossegurança ainda são obrigatórios

Fortaleza entra hoje na Fase 4 do Plano de Reabertura da Economia com 95% das atividades liberadas a voltar a funcionar. Ficaram de fora: academias, bares, clubes, casas de festas e eventos, espetáculos, cinemas, feiras e congressos, escolas e universidades. Estes segmentos devem voltar gradativamente em uma fase especial, que não estava prevista inicialmente, mas que será composta de três etapas.

O coordenador do Plano de Retomada Responsável, Flávio Ataliba, explica que já estão ocorrendo negociações com os setores para decidir como será este faseamento. Isso deve ser intensificado esta semana, com reunião agendada para hoje com os setores da educação básica e superior.

"Queremos construir essa agenda de retorno o mais rápido possível. É possível que já esta semana o governador Camilo Santana anuncie a fase especial em três etapas. Em cada uma delas, voltaria uma parte, em uma lógica semelhante ao das fases anteriores. O que ainda estamos discutindo é o intervalo entre cada uma delas e as pré-condições".

Na área da educação, por exemplo, já há um consenso de que as séries finais, como o 9º ano e 3º ano do Ensino médio, devem ser priorizadas neste retorno.

"Falta reabrir 5% da economia, mas são atividades que exigem mais cuidado pelo potencial de aglomeração. A grande preocupação é não ter retrocessos como estamos assistindo em outros estados, como o Rio Grande do Sul, que fechou novamente os setores diante do aumento de casos. A economia que já está bastante debilitada não aguentaria".

A Fase 4 que começa hoje também servirá de termômetro. Inicialmente estava previsto um retorno de 123.134 trabalhadores, mas só com os cortes nas áreas de turismo e eventos, cinema, educação, esporte, cultura e lazer, este número cai para menos de 79,8 mil trabalhadores. Isso sem falar no segmento de bares, que está dentro da categoria alimentação fora do lar.

Há de se considerar também que, na prática, do período em que o Plano foi lançado, em 1º de junho, para cá, muitas empresas fecharam ou não voltaram a funcionar plenamente, mesmo com a liberação.

Dentre os que setores que ampliam a capacidade agora demanda atenção os restaurantes que passam a funcionar até 23 horas. "Mas não poderá ter música ao vivo e nem aglomerações".

 

Entenda a Fase 4 de reabertura econômica

O que muda na Fase 4 em Fortaleza:

- Cadeia de alimentação fora do lar fica autorizada a funcionar com atendimento presencial de 6 até 23 horas. Barracas de praia funcionam das 9 às 16 horas.

- Será admitida a produção artística e cultural sem público

- Liberado cine “drive in”, desde que realizado em espaço amplo e observado protocolo sanitário.

- Liberado o atendimento presencial das lojas de agências de viagem

- O atendimento presencial, mediante prévio agendamento e procedimentos administrativos, nos Centros de Formação de Condutores

- A prestação de serviços voltada exclusivamente ao planejamento da organização de eventos, observado o limite da capacidade de atendimento presencial, o percentual de funcionários em trabalho simultâneo e demais medidas sanitárias.

- Os demais setores liberados nas fases anteriores podem funcionar com 100% da capacidade


O que ainda não pode funcionar em Fortaleza:

- Academias

- Bares

- Clubes

- Casas de festas e eventos

- Espetáculos e shows

- Cinemas

- Feiras e congressos

- Escolas e universidades com aulas presenciais

- Transporte aquaviário para passeios turísticos

 

Veja o que muda por região:

Capital - Migra para Fase 4. Porém, seguem sem permissão para funcionar escolas e universidades para aulas presenciais; academias; cinemas; bares e eventos

Macrorregião de Fortaleza - Migra para Fase 3

Macrorregião Norte - Migra para Fase 1

Macrorregiões Litoral Leste/Jaguaribe - Permanece na Fase 1

Sertão Central - Permanece na Fase 1

Macrorregião Sul - Permanece na Fase de transição. Municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Iguatu seguem em isolamento rígido

O que você achou desse conteúdo?