Desde janeiro de 2018, quem passa pela orla entre a rua dos Cariris e a avenida Almirante Tamandaré encontra descaso e abandono do patrimônio público. Além do Acquario Ceará parado há uma década, a conhecida Ponte dos Ingleses segue interditada e sem previsão de início das obras para requalificação. De responsabilidade do Governo estadual, a obra ainda precisa passar por licitação, a qual também não tem data prevista para abrir.
LEIA MAIS | Parte da estrutura da Ponte dos Ingleses desaba
Em agosto do ano passado, parte da estrutura de madeira e metal que ainda resta na ponte desabou e foi arrastada pelo mar. Na ocasião a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur) afirmou que a reforma estava em fase de projeto e teria investimento previsto de R$ 19 milhões. "O projeto deve ser concluído em aproximadamente 90 dias e a obra deve começar até o fim do ano. Após seu início, a reforma deve durar 12 meses", informou em nota ao O POVO.
Em março de 2018, a estrutura já havia sido danificada durante ressaca do mar. Veja vídeo da época:
Na ocasião, há dois anos, a obra La Femme Bateau, do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, chegou a ser levada pelas ondas. Foi restaurada, mas até hoje não recolocada.
O projeto de reforma foi apresentado pelos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo em outubro de 2019 e seguiu para a Superintendência de Obras Públicas (SOP) a fim de continuar os trâmites licitatórios. De acordo com a SOP, o projeto está tramitando para orçamento. A pasta estima que a documentação deve ser encaminhada para a Central de Licitações em agosto. Assim, o processo ficará sob a responsabilidade da Procuradoria Geral do Estado, que deve publicar o edital da licitação e determinar as datas para realização da obra.
A proposta dos arquitetos é manter a estrutura do equipamento, que é tombado pelo poder público municipal, mas com materiais de maior resistência e com mais segurança aos visitantes. Entre as modificações, propõem um piso cimentado com mosaicos tradicionais dos anos 1920 a 1950. Itens de paisagismo e mobiliário urbano também estão previstos, além de novo acesso à ponte - com escadas, rampas de acessibilidade e bicicletário.
História
O trecho entre o Poço da Draga e o Estoril tem duas pontes. A primeira foi entregue 1906. Distante apenas 400 metros, está a Ponte dos Ingleses, construída na década de 1920 pela empresa inglesa Norton Griffts. A primeira reforma da ponte foi em 1994; já a segunda ocorreu entre 2011 e 2012.