Logo O POVO+
Interditada há mais de dois anos, Ponte dos Ingleses não tem previsão de início de reforma
CIDADES

Interditada há mais de dois anos, Ponte dos Ingleses não tem previsão de início de reforma

Na Praia de Iracema, a ponte sofre com os efeitos da ressaca do mar e dos anos de abandono. Última requalificação do equipamento foi entregue em 2012
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ponte dos Ingleses, símbolo da Praia de Iracema, encontra-se detruída (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Ponte dos Ingleses, símbolo da Praia de Iracema, encontra-se detruída

Desde janeiro de 2018, quem passa pela orla entre a rua dos Cariris e a avenida Almirante Tamandaré encontra descaso e abandono do patrimônio público. Além do Acquario Ceará parado há uma década, a conhecida Ponte dos Ingleses segue interditada e sem previsão de início das obras para requalificação. De responsabilidade do Governo estadual, a obra ainda precisa passar por licitação, a qual também não tem data prevista para abrir.

LEIA MAIS | Parte da estrutura da Ponte dos Ingleses desaba

Em agosto do ano passado, parte da estrutura de madeira e metal que ainda resta na ponte desabou e foi arrastada pelo mar. Na ocasião a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur) afirmou que a reforma estava em fase de projeto e teria investimento previsto de R$ 19 milhões. "O projeto deve ser concluído em aproximadamente 90 dias e a obra deve começar até o fim do ano. Após seu início, a reforma deve durar 12 meses", informou em nota ao O POVO.

Em março de 2018, a estrutura já havia sido danificada durante ressaca do mar. Veja vídeo da época:

 

Na ocasião, há dois anos, a obra La Femme Bateau, do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, chegou a ser levada pelas ondas. Foi restaurada, mas até hoje não recolocada.

O projeto de reforma foi apresentado pelos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo em outubro de 2019 e seguiu para a Superintendência de Obras Públicas (SOP) a fim de continuar os trâmites licitatórios. De acordo com a SOP, o projeto está tramitando para orçamento. A pasta estima que a documentação deve ser encaminhada para a Central de Licitações em agosto. Assim, o processo ficará sob a responsabilidade da Procuradoria Geral do Estado, que deve publicar o edital da licitação e determinar as datas para realização da obra. 

A proposta dos arquitetos é manter a estrutura do equipamento, que é tombado pelo poder público municipal, mas com materiais de maior resistência e com mais segurança aos visitantes. Entre as modificações, propõem um piso cimentado com mosaicos tradicionais dos anos 1920 a 1950. Itens de paisagismo e mobiliário urbano também estão previstos, além de novo acesso à ponte - com escadas, rampas de acessibilidade e bicicletário.

 

História

O trecho entre o Poço da Draga e o Estoril tem duas pontes. A primeira foi entregue 1906. Distante apenas 400 metros, está a Ponte dos Ingleses, construída na década de 1920 pela empresa inglesa Norton Griffts. A primeira reforma da ponte foi em 1994; já a segunda ocorreu entre 2011 e 2012.

 

O que você achou desse conteúdo?