Logo O POVO+
Dois mil moradores no entorno da barragem Jati são evacuados
CIDADES

Dois mil moradores no entorno da barragem Jati são evacuados

Rompimento de uma tubulação ocorreu por volta das 17h30. Diante do risco, população foi retirada. Comporta foi aberta no dia anterior
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
JATO D´ÁGUA teria sido provocado por suposta falha na emenda da tubulação (Foto: Reprodução/Via WhatsApp O POVO)
Foto: Reprodução/Via WhatsApp O POVO JATO D´ÁGUA teria sido provocado por suposta falha na emenda da tubulação

O rompimento de um dos condutores da Barragem de Jati (a 529km da Capital) era tratado como controlado já na noite de ontem, 21, e sem riscos à população e à estrutura geral, conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O vazamento ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira, por volta das 17h30min. O equipamento faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, cuja comporta para liberação das águas ocorreu na quinta-feira, 20.

No fim da noite, no entanto, o próprio MDR lançou nota informando que "de forma preventiva e zelando pela preservação de vidas em primeiro lugar, decidiu evacuar moradores que vivem no entorno da barragem.

LEIA TAMBÉM | Sem presença de governadores, Bolsonaro inaugura obras da transposição 

 

Segundo a pasta, mesmo com a contenção do vazamento, a falta de iluminação à noite no local dificultou uma avaliação técnica da estrutura. "Como a prioridade é garantir a segurança da população, a decisão é evacuar as cerca de 2 mil pessoas, residentes no raio de 2 km da barragem", diz a nota.

O MDR informou ainda que os moradores foram informados da evacuação por meio de carros de som e por profissionais da defesa civil local e da empresa operadora que foram também diretamente às residências.

Hotéis, pousadas, alojamentos na região e casas de parentes e amigos passaram a ser abrigo para as pessoas evacuadas "até que sejam feitas todas as avaliações técnicas das estruturas do reservatório", finaliza a nota.

VEJA VÍDEO DA ÁGUA JORRANDO EM JATI

"Na ombreira direita, tem uma tubulação que se inicia em concreto e, depois, um bloco onde está a emenda da tubulação em concreto e a tubulação em aço. Então, me parece que nessa emenda houve um rompimento, um vazamento da tubulação", disse o secretário de Recurso Hídricos (SRH), Francisco Teixeira. O jato d'água, conforme registrado em diversos vídeos que circularam em redes sociais, se devia à pressão.

Em uma primeira nota, o Ministério afirmou que equipes técnicas da pasta atuaram desde o início da ocorrência para para garantir os reparos necessários. O fechamento da comporta foi providenciado para conter o fluxo, o que devia ocorrer em até duas horas. Como o volume do vazamento atingiu a rede elétrica, instalou-se gerador para garantir o fechamento.

Conforme Teixeira, também deviam ser paradas as bombas na estação de Salgueiro (PE) a fim de evitar a ida das águas para Jati. "De qualquer maneira, se a barragem subir de nível e não poder passar pela tomada d'água, ela tem um vertedouro do lado direito e a água pode verter e cair no mesmo canto que a tomada d´água tava lançando, no canal que leva para a barragem de Atalho e não perde nada de água".

O vazamento gerou pânico na população. Em um primeiro momento, houve a informação de que a própria barragem havia se rompido. Sirenes de alerta soaram.

Conforme Francisco Brandão, supervisor regional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, desde março, os municípios que estão recebendo obras ou que o canal passe perto são orientados a confeccionar plano de contingência.

 

Véspera

A comporta da barragem de Jati foi acionada nesta quinta, 21. Participou da cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho. No momento, as águas passaram a correr no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O que você achou desse conteúdo?