Logo O POVO+
Retorno da rede pública no Ceará às aulas presenciais segue indefinido
CIDADES

Retorno da rede pública no Ceará às aulas presenciais segue indefinido

Cresce pressão dos sindicatos dos servidores da educação para manutenção do ensino remoto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ESCOLAS da rede pública enfrentam situações específicas para retorno das 
atividades presenciais (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira ESCOLAS da rede pública enfrentam situações específicas para retorno das atividades presenciais

O retorno das aulas presenciais ainda segue indefinido para a rede pública no Ceará. Os entraves ficaram mais aparentes após a volta às classes apenas da educação infantil da rede particular, na última terça-feira, 1º. Os desafios são muitos, da infraestrutura das escolas ao emocional de uma comunidade escolar enlutada pelas vidas perdidas para a Covid-19. As discussões nos bastidores da decisão apontam para mais indefinição.

Tão logo o Comitê Consultivo Estadual foi instalado para discutir a retomada das atividades presenciais nas escolas, a defensora pública Mariana Lobo propôs um retorno concomitante nas redes pública e privada. Isso para evitar a ampliação da desigualdade educacional, garantindo condições mais justas, sobretudo aos alunos do terceiro ano do ensino médio, em fase pré-Enem. Ontem, O POVO procurou a Defensoria para saber como esse debate evoluiu no âmbito do grupo de trabalho, mas, conforme a assessoria do órgão, não era possível conceder entrevista.

Na manhã de ontem, a titular da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Eliana Estrela, se reuniu com o Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação (Apeoc) para tratar do retorno das aulas. Conforme Reginaldo Pinheiro, presidente da entidade, durante o encontro, Eliana afirmou que "não há cenário para reabertura das escolas em setembro."

No entanto, a assessoria da Pasta posicionou que secretária teria dito que "hoje não teria um cenário de data para retorno às atividades presenciais. Precisa da decisão do governo por meio de decreto." A Seduc reforçou que analisa todas as possibilidades que se mostrarem viáveis e ofereçam oportunidades para evitar prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem.

A procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, do Ministério Público do Ceará (MPCE), que também participa do Comitê, afirma que as discussões apontam que as redes municipais e estadual não têm condições de retornar. Ela lembra que ainda há obras a serem feitas nas escolas, licitação para compra de equipamentos. Para ela, os recursos na rede pública deveriam ser destinados à melhoraria da conectividade de alunos e professores.

"Tem uma série de detalhes que a escola pública enfrenta, mas o ensino particular não. O público da escola pública é muito mais difícil. A começar que ele depende de transporte coletivo ou escolar, mora em um canto onde normalmente não têm as mesmas condições de habitação", argumenta Elizabeth Almeida.

Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reforça que tem elaborado um plano com as várias possibilidades geradas pelo cenário ainda indefinido, provocado pela pandemia, com relação ao retorno das atividades presenciais. O foco deve ser a estruturação da Rede.

A pasta afirma que ainda não há data certa para retorno, mas deve seguir as orientações do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e demais autoridades da saúde. "Além da interlocução com a categoria profissional da Educação, por meio do Sindiute (Sindicato União dos Trabalhadores em Educação) e do Colegiado de Gestores Escolares, visto que é essencial continuar garantindo a redução dos casos de Covid-19", comentou em nota.

Os bastidores dão conta de que os municípios já sinalizaram para o não retorno em setembro. Alguns chegaram a citar que não pretendem retornar este ano. O POVO buscou pela seccional cearense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), mas não obteve retorno. Um fato que estaria pesando para a decisão de voltar ou não às aulas presenciais seriam as eleições municipais em novembro próximo.<>

 

O que você achou desse conteúdo?