O gaúcho Sandro Luciano Caron de Moraes foi empossado secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na manhã desta quinta-feira, 10, em cerimônia transmitida nas redes sociais. Delegado da Polícia Federal (PF) há 22 anos, Caron substitui André Costa, que comandou a pasta ao longo de três anos e oito meses.
André Costa agradeceu ao governador Camilo Santana pelo período que esteve no cargo. "Passamos juntos muitos momentos bons, mas também difíceis, desafiadores. Você pode contar comigo sempre. Muito grato pela oportunidade, pela confiança", disse o agora ex-secretário. O governador cumprimentou André Costa pelo trabalho: "Sei que a Segurança é um desafio não só no Ceará, mas no Brasil. Exige de cada um de nós muito esforço, trabalho, dedicação", disse.
OPINIÃO | Novo secretário encontra um Ceará diferente e mais perigoso
Na ocasião, o governador citou políticas como o programa Ceará Pacífico e a intervenção no sistema prisional, com a presença do secretário Mauro Albuquerque. "Nosso objetivo é garantir que o povo cearense tenha mais tranquilidade. Da minha parte, Caron pode ter certeza que tem toda autonomia para tomar decisões e traçar estratégias de combate".
"Toda contribuição será dada não só por mim, mas por todo o corpo da Segurança Pública. Em termo de polícia, senhores, ninguém faz nada sozinho. Na academia, onde somos formados, aprendemos que pelo menos dois policiais atuarão juntos. Nada é feito pelo secretário, mas por todo copo", ponderou Sandro Caron. "Não mediremos esforços para que os melhores resultados sejam alcançados. É o maior desafio até hoje a mim passado".
O novo titular da SSPDS tem 45 anos e já foi superintendente da Polícia Federal no Ceará e no Rio Grande do Sul. Atuou na Coordenação da Segurança da Copa do Mundo de 2014, e coordenou o serviço antiterrorismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ainda comandou, durante cinco anos, a Divisão de Inteligência Policial (DIP) do Departamento de Polícia Federal, do Ministério da Justiça. Sandro Caron também foi adido da PF na Embaixada do Brasil, em Lisboa, durante três anos.
Ainda ontem foi anunciada mudança no Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O coronel Alexandre Ávila de Vasconcelos deixa o cargo e assume o coronel Márcio Oliveira, que estava à frente do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).