Logo O POVO+
Em Fortaleza, escolas públicas municipais não reabrem no dia 1º de outubro
CIDADES

Em Fortaleza, escolas públicas municipais não reabrem no dia 1º de outubro

Prefeitura diz que retorno não inicia na data autorizada, garante diálogo e não confirma previsão. Retorno da rede estadual depende de vistoria em todas as escolas e também deve ser adiado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ESCOLAS MUNICIPAIS são adaptadas mesmo sem data de retorno definida (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira ESCOLAS MUNICIPAIS são adaptadas mesmo sem data de retorno definida

As aulas presenciais na rede pública municipal de Fortaleza não retornam no próximo dia 1º. A retomada gradual do ensino presencial nas escolas públicas da rede estadual também não deve ocorrer na próxima semana. Os impasses são muitos até que se faça valer a autorização do governador Camilo Santana (PT) para retorno de algumas séries em 44 municípios. Apenas as escolas particulares, que têm feito pressão pela reabertura, devem voltar.

Falta consenso entre a comunidade escolar e Poder Público em torno das condições adequadas das unidades de ensino frente às exigências sanitárias. As aulas presenciais estão suspensas desde 19 de março para evitar a propagação do novo coronavírus.

Em Fortaleza, conforme fonte ouvida pelo O POVO, as aulas da rede municipal devem voltar apenas em 2021. A discussão sobre o tema teria ocorrido no início da tarde dessa sexta-feira, 25. Procurada, a Gestão Municipal diz que o retorno não ocorre em 1º de outubro, mas não confirma volta apenas no próximo ano.

A informação, conforme O POVO apurou, é de que a decisão de reabrir escolas próximo ano deve ser anunciada após homologação, que está em andamento entre o gestor municipal e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), entidade que representa os profissionais da educação da capital cearense na mesa permanente de discussão.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reafirma que a data ainda não foi definida. "Ao tempo em que houver esse indicativo de data, a SME convocará o Comitê Municipal, composto por representantes da categoria de profissionais da educação, comunidade escolar e pais de alunos, para discutir as estratégias de retomada."

Na rede estadual, a vistoria das unidades de ensino por Comitê formado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc) também deve adiar a reabertura. A medida é estratégia para aproximar da decisão os profissionais da educação e o alunado, que se mantém na posição intransigível para o não retorno este ano e pelo fortalecimento do ensino remoto.

Conforme um secretário municipal de educação ouvido pelo O POVO, que pediu para não ser identificado, o movimento de voltar apenas no próximo ano foi sinalizado por aproximadamente 144 municípios, conforme levantamento da seccional cearense da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE).

Segundo ele, reunião virtual com a Undime-CE, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Ministério Público Federal (MPF) sobre a questão deve ocorrer na próxima quarta-feira, 31.

 

O que você achou desse conteúdo?