Logo O POVO+
Cemitérios públicos de Fortaleza reabrem por três dias para visitas
CIDADES

Cemitérios públicos de Fortaleza reabrem por três dias para visitas

Os locais estarão abertos de hoje até o feriado, das 7h às 16h. Continuam proibidas missas, cultos e velórios que causam aglomeração
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 30.10.2020: Cemitérios se preparam para receber visitantes no dia de finados. Cemitério São João Batista.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 30.10.2020: Cemitérios se preparam para receber visitantes no dia de finados. Cemitério São João Batista. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

Depois de meses com o acesso restrito por causa da pandemia do novo coronavírus, os cemitérios públicos de Fortaleza estarão abertos para visitas neste fim de semana e no Dia de Finados. Uma operação especial foi organizada pela Prefeitura e os locais estarão abertos de hoje, 31, a segunda-feira, 2, das 7h às 16h. A população deve respeitar os protocolos de combate à covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social.

Segundo Joana Maciel, secretária municipal de Saúde, a abertura estendida pelo fim de semana tem como objetivo atender à tradição do feriado e, ao mesmo tempo, evitar as aglomerações. Agentes da Prefeitura estarão nos cinco cemitérios públicos da Capital orientando e aferindo a temperatura dos visitantes. Ambulantes que desejem trabalhar nesses dias podem ocupar somente a área externa e devem manter distanciamento entre si.

"As pessoas do grupo de risco, idosos e pessoas com comorbidades, não devem ir ao cemitério. Devem fazer suas orações de casa. Não é interessante sair, nós ainda temos circulação viral", orienta. "Estávamos em uma situação de total estabilidade, mas de duas semanas para cá estamos observando um fenômeno de aumento de casos", alerta sobre o cenário epidemiológico de Fortaleza. Assim, medidas de contenção da doença, como uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos, devem ser obedecidas.

Conforme a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), 62 funcionários estarão distribuídos entre os equipamentos públicos para organizar o fluxo de pessoas. A maioria, 32 deles, atuará no Parque Bom Jardim, maior cemitério público da Capital. A operação prevê ainda distribuição de panfletos informativos, máscaras de tecido e álcool em gel. As vias aos redor dos cemitérios públicos e particulares serão interditadas e acompanhadas por 25 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Por sua vez, os cemitérios particulares têm estado abertos para visitação seguindo seus próprios protocolos. No Dia de Finados, os locais promoverão homenagens e celebrações online. Conforme informações do Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará (Sefec), um protocolo para ações presenciais havia sido pensado para a data, mas o aumento de casos da Covid-19 e as restrições no Estado demandaram mudanças. Cada cemitério terá sua própria programação e horário de visita.

No Parque da Paz, o horário de visitação será das 7h às 17horas. Não será permitida entrada com veículos. Homenagens podem ser enviadas por um formulário online e serão colocadas em um arranjo especial. Na segunda-feira, o local transmite pelas redes sociais missa que será celebrada às 16horas. O Parque da Saudade estará aberto para visitantes das 7h30min às 17horas e tem programação de celebrações durante todo o dia, transmitidas pelas redes sociais do cemitério.

Já o Cemitério São João Batista, estará aberto das 6h às 18h. De acordo com a administração do local, a entrada será controlada para evitar aglomerações. Os visitantes poderão chegar apenas pela entrada principal, na rua Padre Mororó, e deixam o local pelo acesso lateral, na rua Tijubana. 

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dia de Finados na Capital

Cemitérios públicos | Estarão abertos para visitação entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, das 7h às 16h

Cemitérios particulares | Já funcionando para visitação, cada um terá sua própria programação online.

Cuidados contra a Covid | Uso de máscara é obrigatório durante as visitas. Nos cemitérios públicos haverá fiscalização, ações educativas e aferição de temperatura.

Celebrações | Para evitar aglomerações, todas as cerimônias presenciais estão proibidas de acontecer nos cemitérios. Assim, as missas acontecerão nas paróquias.

 

O que você achou desse conteúdo?