Logo O POVO+
Força-tarefa busca jovens imigrantes e refugiados para estágio profissionalizante no Ceará
CIDADES

Força-tarefa busca jovens imigrantes e refugiados para estágio profissionalizante no Ceará

Lista com 110 jovens estrangeiros matriculados na rede estadual do Ceará deve orientar busca feita pela Secretária de Proteção Social
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Keterine, uma das primeiras imigrantes do Jovem Aprendiz (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Keterine, uma das primeiras imigrantes do Jovem Aprendiz

Força-tarefa busca jovens imigrantes e refugiados residentes no Ceará para incluí-los no programa Jovem Aprendiz, iniciativa para estágio profissionalizante. A estratégia é encabeçada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), mas há uma rede de proteção intersetorial que tem atuado na proteção desses indivíduos.

Desenvolvida pelas coordenadorias de Inclusão Social e de Cidadania da SPS, a iniciativa expande a oferta de cursos e estágios profissionalizantes para o público de outras nacionalidades. Levantamento elaborado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), que identificou 110 juvenis matriculados nas escolas públicas, é o ponto de partida para a inclusão social e econômica do público-alvo.

Conforme a SPS, a listagem da Seduc apresenta estudantes, do 1º ao 3º anos, de 13 nacionalidades, a grande maioria é de países latino-americanos. Apesar de o Programa está localizado na Capital, há procura por alunos no interior do Ceará. A expectativa é capilarizar e inserir as pessoas nos serviços ofertados nos territórios.

"No total, cinco já foram localizados. Mas ainda vamos conversar com os outros. Alguns sinalizam que vão buscar emprego com carteira assinada. Outros sinalizam que vão mudar de estado. Nós vamos tentar entender qual o projeto de vida deles. Conhecer, conversar, com apoio da equipe multidisciplinar, para saber do interesse", adianta Lívia Xerez, supervisora do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SPS.

A exemplo de cidadãos brasileiros, todos os imigrantes devem atender às regulamentações da Legislação Brasileira e Estadual e aos critérios de inscrição no Primeiro Passo. Além disso, devem portar o Registro Nacional Obrigatório ou Protocolo de Refugiado, que são os documentos de identificação oficiais de imigrantes.

Mesmo que o estrangeiro não tenha a documentação, a equipe da Pasta deve orientar e prestar apoio para retirá-los. A ação já foi aprovada pela Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT-CE) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

"A ideia é que todos sejam cadastrados se não no Primeiro Passo, mas em outras políticas de públicas, para encaminhar ao sistema de saúde, à justiça. Por mais que alguns não tenham interesse em ficar no projeto, os esforços são para que tenham acesso às redes de políticas de públicas no Brasil", reforça Lívia, que trata a SPS como porta de entrada para serviços de outras instituições, como Defensoria Pública da União, Polícia Federal e Sine-IDT.

A porta-voz ressalta a estratégia como pioneira no País e a classifica como uma política de aprendizagem. O objetivo, conforme a representante, é tornar as políticas que já existem acessível aos imigrantes e refugiados. "Até nós mesmos cearenses temos dificuldades. Essas pessoas vêm com demandas e o programa tem o objetivo de articular e chamar mais parceiros para fortalecer a rede", convida.

Irmã Idalina Pellegrini, missionária scalabriniana e coordenadora da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza, comemora a atualização do perfil dos ingressantes no Jovem Aprendiz. Idalina lamenta que, com a pandemia, muitos juvenis ficaram doentes devido ao isolamento social, adotado para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Há 25 anos, a Pastoral do Migrante acolhe e integra os imigrantes refugiados que chegam em Fortaleza, ressalta Idalina. A irmã elenca que as principais demandas são para atualizar documentação, inserção no mercado de trabalho, moradia e alimentação.

"A ação será importante para eles se desenvolverem e contribuam com a cultura que eles trazem para nós. É uma troca de duas vias. É importante para integrar e inseri-los na nossa realidade. Nós teremos pessoas mais saudáveis e integradas. São pessoas que estamos cuidando da qualidade de vida", anseia a missionária scalabriniana. 

Pastoral dos Migrantes

Telefone: 85 3388 8725

Celular: 85 99950 5306

Primeiro Passo

Fone: 85 3101 1559

Email: primeiropasso@sps.ce.gov.br

Chat: site SPS

link para inscrição: www.sps.ce.gov.br/sistemas/primeiro-passo

 

O que você achou desse conteúdo?