Logo O POVO+
Casas na Barra do Ceará estão com estruturas comprometidas e correm risco de desabar
CIDADES

Casas na Barra do Ceará estão com estruturas comprometidas e correm risco de desabar

| Barra do Ceará | Prefeitura prometeu enviar equipe técnica da Defesa Civil para verificar denúncia. Moradias ocupam terreno onde já funcionou um aterro de lixo. Problemas começaram há seis anos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
RISCO de desabamento preocupa, 
sobretudo, pela proximidade de uma escola do local (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita RISCO de desabamento preocupa, sobretudo, pela proximidade de uma escola do local

Atualizada em 04/12/2020 às 16h14min

Diversas casas localizadas na rua Morro Branco, no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, estão com a estrutura comprometida, com rachaduras nas paredes e piso cedendo. Alguns moradores abandonaram as residências, prédios foram interditados e outros já ruíram, mas ainda há quem permaneça ocupando os imóveis mesmo sob o risco iminente de desabamento. Não é possível estimar a quantidade de construção afetadas.

O problema atinge área onde até 1965 funcionava o antigo Lixão da Barra. O perímetro pode chegar a 1 quilômetro quadrado. O bairro é um dos mais adensados de Fortaleza, e está localizado na Regional I - a área mais populosa do município. Conforme o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), aproximadamente 44,5 mil pessoas vivem por km² na Barra do Ceará.

Donos há mais de 30 anos de um prédio na rua Morro Branco, Sebastiana Alencar e Reiner Collmann, ex-marinheiro vindo da Alemanha, tiveram que deixar o local ainda em 2014 quando o espaço foi interditado pela Regional I. À época, engenheiro da Prefeitura descreveu a situação da seguinte forma: "edificação apresentando rachaduras com risco iminente de desabamento, colocando em risco e prejuízo à segurança, sossego e comodidade de moradores e vizinhos".

Desde então, o casal esbarra na burocracia para conseguir um alvará de demolição do imóvel. É que o terreno ocupado pertence oficialmente ao Estado, dado pela União durante o período de ditadura militar no Brasil.

"Todo o planalto Goiabeiras (como é conhecido a região) está em cima do lixão. A briga começou desde 1997 com a Cohab (Companhia de Habitação do Estado do Ceará). O piso do meu prédio está 30 cm para baixo. O quintal já cedeu pouco mais de 1 metro. Não foi possível legalizar a propriedade por motivos desconhecidos", lamenta Reiner, 80 anos. Ele estima em R$ 100 mil os gastos necessários para demolir corretamente a estrutura.

O casal afirma que a preocupação é de que o prédio desabe, atinja pessoas e prejudique ainda mais a situação do entorno. A menos de 50 metros do local funciona uma escola. "Todas as casas têm rachaduras. Quando começaram, fomos atrás. Nos colocaram para fora e não resolveram nada", diz Reiner. "Se esse prédio cair, vai cair em cima dos vizinhos. Depois, a culpa virá para cima da gente", pontua Sebastiana. "Pensaram que era só a nossa casa. Mas não é", complementa o esposo.

Ao lado da casa de Sebastiana e Reiner, uma residência já foi abandonada porque os moradores temem o desabamento. Mesmo quem decide permanecer no local convive diariamente com a necessidade de intervir na estrutura e reforçar a segurança. A situação se complica porque os ferros usados na sustentação das paredes são corroídos pela maresia.

"Todo os anos a gente manda consertar várias vezes as rachaduras, mas continua do mesmo jeito, racha no mesmo lugar sempre. Infelizmente, não temos como sair daqui e ir a outro lugar. Primeiro que a gente não tem condições. Pensamos que seja preciso um acordo entre as partes para que possamos sair daqui, mas não perder a nossa residência", diz uma moradora da área que pediu para não ser identificada.

Vivendo com os filhos, a irmã e a mãe em um duplex, ela explica que o medo aumenta com a proximidade da quadra chuvosa.

"A gente ora a Deus para que o pior não aconteça. Por que pra onde é que a gente vai? Quem é que vai nos auxiliar? A gente ainda está mudando uma parede e outra, mas com aquele receio. Eu já moro aqui tem 32 anos. Fui uma das primeiras a chegar. Quando cavamos um buraco no quintal, encontramos lixo hospitalar", comenta outra senhora enquanto observa pedreiros reforçando a estrutura da casa.

Em nota, A Defesa Civil de Fortaleza informa que atendeu a três ocorrências na Rua Morro Branco. "As casas de número 100 e 112 estavam fechadas e não foi possível entrar para verificar a situação", detalha a nota enviada ao OPOVO. Conforme o órgão, o próximo passo é identificar e localizar os proprietários para que os agentes possam entrar nas casas. "Já no número 118 os agentes identificaram risco de desabamento e o proprietário já foi notificado."

Em caso de risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. As equipes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender as ocorrências demandadas pela população

 

O que você achou desse conteúdo?