Logo O POVO+
Agefis notificará 874 edificações em Fortaleza
CIDADES

Agefis notificará 874 edificações em Fortaleza

Inspeção
Edição Impressa
Tipo Notícia

Após a queda de laje de prédio de 40 anos no bairro Dionísio Torres, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou ao O POVO que neste mês de dezembro, será iniciado o cronograma de envio de notificações via Correios para as 874 edificações construídas até 1970, com três ou mais pavimentos e que não possuem a Certificação de Inspeção Predial. Conforme a agência, os responsáveis deverão regularizar a situação até 30 de junho de 2021 para evitar a autuação com aplicação de multa. Não é o caso do prédio em questão, que foi construído em 1979.

Por meio de nota, a assessoria do órgão informou que já realiza outras fiscalizações a edificações, independente da idade do imóvel, com indícios de negligência às condições de higiene e segurança do imóvel. "Desde a vigência do novo Código da Cidade, entre novembro de 2019 e e 9 de dezembro de 2020, foram realizadas 301 fiscalizações a edificações, 124 autuações e 6 notificações", diz.

LEIA TAMBÉM | O que fizemos para evitar outros Andréas?

Em 15 de outubro, a queda do Edifício Andréa, no bairro Dionísio Torres, completou um ano. Nove pessoas morreram e sete ficaram feridas. O imóvel tinha 38 anos e não possuía o Certificado de Inspeção Predial (CIP). Instada pelo Ministério Público do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza, realizou, após a tragédia, um levantamento de prédios com três pavimentos ou mais com mais de 40 anos e constatou que 1.831 imóvies neste perfil não têm CIP. (Ana Rute Ramires e Gabriela Custódio)

 

O que você achou desse conteúdo?