Logo O POVO+
Estudantes são premiados por desempenho em redações preparatórias para o Enem
CIDADES

Estudantes são premiados por desempenho em redações preparatórias para o Enem

| Enem MIX | Parceria entre Fundação Demócrito Rocha e Seduc reconheceu a produção textual de 23 estudantes da rede pública
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SOLENIDADE ocorreu na Seduc com presença de 11 pessoas (Foto: FOTOS Thais Mesquita)
Foto: FOTOS Thais Mesquita SOLENIDADE ocorreu na Seduc com presença de 11 pessoas

A terceira edição do Concurso Redação Enem: chego junto; chego a 1.000! culminou nessa segunda-feira, 21, com premiação a 23 estudantes da rede pública estadual de ensino pelo bom desempenho no simulado textual, que movimentou a produção de 16 mil textos dissertativos-argumentativos. A iniciativa ocorre a partir da parceria entre a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), com o Programa Enem Mix.

Sob as restrições impostas por conta da pandemia da Covid-19, a cerimônia ocorreu de forma simbólica no prédio da Seduc, no bairro Cambeba, em Fortaleza. A sala ficou restrita a 11 pessoas. Entre elas, três alunos de Fortaleza premiados na etapa estadual. Cada um dos jovens foi agraciado com um celular e um notebook. Os outros 20 também ganharam um smartphone pelo desempenho satisfatório na etapa regional. Além dessas duas, há a fase escolar.

LEIA TAMBÉM: Aluna de São Benedito é vencedora do concurso "Redação Enem: chego junto, chego a 1.000"

O projeto disponibilizou cinco temas para as produções. O aluno quem decidiu sobre o que e quantos textos faria durante o ano. O material foi inserido em plataforma disponibilizada para o projeto, onde foi corrigido por professores especializados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Raymundo Netto, gerente editorial e de projetos da FDR e coordenador do projeto Enem Mix, afirma que o projeto possibilitou aos educandos o exercício textual e a correção a partir dos critérios estabelecidos já pelo Exame. "Ao final, nós vamos pegar essas 23 redações, assim como no ano passado, e publicaremos um livro, que será distribuído às bibliotecas escolares no Estado. Os alunos participantes também receberão o material", adianta. Durante a cerimônia, André Azevedo, diretor-administrativo-financeiro da Fundação, comemorou a parceria com a Seduc e demonstrou interesse para continuar disponibilizando as tecnologias da FDR à educação cearense.

Secretário executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Rogers Mendes, destacou as iniciativas para preparar os alunos para o Exame Nacional. Rogers frisa que a parceria com a FDR é a "cereja do bolo" das ações que já são feitas cotidianamente pelas escolas.As estratégias reforçam a preparação dos vestibulandos para as provas. "Apoiar a preparação dos estudantes para o Enem mostrou-se ao longo do tempo uma estratégia muito acertada. Não somente para o desempenho na prova, mas para todo o contexto do processo de aprendizagem"

Neste ano, o Enem terá provas presencial nos dias 17 e 24 de janeiro. Quem optou pela avaliação digital, presta o concurso em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

 

O que você achou desse conteúdo?