Logo O POVO+
Camilo assina ordem de serviço para Hospital Universitário na Uece
CIDADES

Camilo assina ordem de serviço para Hospital Universitário na Uece

|SAÚDE|O equipamento ocupará área de 79,5 mil metros quadrados e terá mais de 650 leitos de internação. A entrega está prevista para 2022
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MAQUETE do Hospital Universitário do Ceará (HUC). O equipamento será integrado à Universidade Estadual do Ceará (Uece). 
 (Foto: Divulgação/Sesa)
Foto: Divulgação/Sesa MAQUETE do Hospital Universitário do Ceará (HUC). O equipamento será integrado à Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O governador Camilo Santana (PT) assinou ontem, 27, a ordem de serviço para construção do Hospital Universitário do Ceará (HUC), no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O terreno pertence à universidade e tem acesso pela rua Betel, próximo à rua Holanda.

O equipamento ocupará área de 79,5 mil metros quadrados e terá 654 leitos (470 de internação geral e 184 de terapia intensiva). O projeto prevê um edifício de três torres — clínica, cirúrgica e materno-infantil. Serão sete pavimentos abrangendo mais de 30 especialidades. O equipamento contará ainda com um heliponto e tem entrega prevista para 2022. O novo Hospital Universitário terá investimento de R$ 274,74 milhões aos cofres públicos estaduais. O equipamento terá perfil de assistência terciária, realizando atendimento em casos de alta complexidade e dando suporte a hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do Estado.

Lançamento da ordem de serviço do Hospital Universitário do Ceará (HUC)
Lançamento da ordem de serviço do Hospital Universitário do Ceará (HUC) (Foto: carlos gibaja/Divulgação)

Durante a live de apresentação do projeto ontem, Camilo Santana explicou que o hospital faz parte do programa de modernização da saúde pública do Ceará e que estava previsto desde 2019. "Será o maior hospital público do Estado. Todas as especialidades médicas estarão nesse hospital", acrescentou o governador.

Leia também: Obra do novo Hospital Universitário do Ceará vai custar R$ 274,7 milhões

Sobre o vínculo com a universidade, o gestor disse que "além de prestar serviços à população, [o hospital] também vai ser um importante lugar de ensino". "Para nós, é um momento histórico para a saúde pública do Ceará", completou.

O secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Rodrigues, Dr. Cabeto, comentou sobre a importância de juntar ensino e prática. "Essa prova simboliza a valorização da ciência e do conhecimento como mecanismo de transformação social". Já o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, complementou: "Nós estamos juntando e integrando universidade e hospital. Essa aproximação: hospital, ciência e ensino e extensão tem tudo para tornar essa área um polo de inovação no Estado do Ceará".

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), também estava presente na solenidade de lançamento. Ele citou centros de saúde como o Hospital Geral De Fortaleza (HGF) e Instituto Doutor José Frota (IJF), e ressaltou a importância da construção: "Essa região da cidade carecia. A saúde é a maior demanda da sociedade brasileira".

O Hospital Universitário do Ceará será um complexo hospitalar que funcionará como nova sede para o Hospital César Cals. Seu entorno também receberá adaptações urbanísticas que serão executadas durante as obras do hospital, como o alargamento das vias de acesso, paisagismo e iluminação.

 

Estrutura do Hospital

O HUC terá 640 leitos de internação, sendo 470 de internação geral e 184 de terapia intensiva

Edifício terá sete andares e três torres principais destinadas a clínica, cirúrgica e materno-infantil.

Será o maior hospital público do Estado

O que você achou desse conteúdo?