Logo O POVO+
Quadra chuvosa começa para valer e Ceará tem o dia de chuvas mais fortes do ano
CIDADES

Quadra chuvosa começa para valer e Ceará tem o dia de chuvas mais fortes do ano

Proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve favorecer ocorrências de chuvas nos próximos dois dias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
De acordo com relatório, chuva banhou Abaiara, na região do Cariri. 
 (Foto: Wladimir Carvalho/Especial para a CBN Cariri)
Foto: Wladimir Carvalho/Especial para a CBN Cariri De acordo com relatório, chuva banhou Abaiara, na região do Cariri.

Depois de uma primeira quinzena de quadra chuvosa quase sem precipitações, o Ceará teve entre segunda-feira e esta terça-feira, 16, o dia de chuvas mais intensas de 2021 até aqui. Dez municípios tiveram chuvas acima de 100 milímetros nas 24 horas entre a 7 horas de segunda e o mesmo horário da terça.

A maior concentração de chuvas foi na região do Sertão Central e Inhamuns, uma das mais secas do Estado. A seguir foi Cariri, Ibiapaba e Litoral Norte onde mais choveu, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Distante 359,1 quilômetros de Fortaleza, o município de Crateús teve a maior chuva do ano até agora no Estado, com 200 milímetros de precipitação. Quiterianópolis recebeu a segunda maior quantidade: 170 mm. Seguida de Jati, no Cariri cearense, com 167,6 mm. Dados coletados pela Funceme mostram que 139 cidades tiveram algum volume de água nas 24 horas contabilizadas.

Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da instituição, afirma que o Nordeste já apresentava áreas de instabilidade, com calor e umidade, contribuindo para a formação de nuvens de chuvas. Associado a isso, a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), na região noroeste do Ceará, também favoreceu a ocorrência de precipitações.

“Pelo menos para os próximos dois dias, as condições se mantêm favoráveis para ocorrências de chuvas. Depois disso, as chuvas ainda devem acontecer, mas os volumes acumulados tendem a ser mais baixos", pontuou a especialista.

Conforme Nunes Teles, coordenador da Defesa Civil de Crateús, os distritos Curral do Meio e Jatobá dos Umbelinos foram os mais impactados com as fortes chuvas. Porém, nenhum transtorno foi identificado até às 10h30min de ontem.

Diretor da Escola da Vila de Curral do Meio, em Crateús, Romerio Rodrigues, 43, é criador de caprinos e se surpreendeu com o volume de água dos últimos dias. "As chuvas aqui têm sido poucas. O rio estava seco.” Ele afirma que nenhuma família foi prejudicada, mas vias da região foram danificadas com a chegada das chuvas intensas.

Coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Município, Pedro Neto afirma que as 70 famílias do Assentamento dos Palmares receberam com muita alegria as chuva dos últimos dias. Isso porque o açude dos Palmares, onde mantêm plantação de hortaliças, ficou mais perto de sangrar e superou as expectativas para o período.

“Isso tem uma importância enorme. Nos ajuda na produção do assentamento, de onde as famílias tiram o sustento. Nós abastecemos os mercados da cidades, entregamos merenda escolar às escolas, temos parceria com o campus de Crateús do IFCE (Instituto Federal do Ceará) e ainda enviamos material para o Exército”, comemora Pedro. Além disso, o representante cita quem sobrevive da pesca e vende para toda a região.

A Fundação divulgou aviso meteorológico que apontava risco médio, válido até esta terça, de chuvas intensas em toda a porção sul e oeste do Ceará e na maior parte norte do Estado. Na região leste, passando pelo Litoral de Fortaleza, o risco das ocorrências era potencial.

Com precipitações acima do esperado, o açude Caldeirões foi o primeiro a sangrar em 2021, dentro os 155 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A barragem fica no Município de Saboeiro, distante 441,7 km de Fortaleza. Por lá, choveu 105 milímetros (mm) nas 24 horas entre segunda e terça.

"É importante observar que é uma barragem pequena, que já estava com nível alto. Então, para realmente se animar com a chuva, ela precisa continuar caindo com persistência para trazer aporte aos nossos reservatórios. A gente chama atenção para o prognóstico da Funceme, que aponta maior possibilidade de termos uma quadra chuvosa abaixo da média. Então, nos gera ainda necessidade de cautela com os nossos recursos hídricos”, alertou Bruno Rebouças, diretor de Operações da Cogerh.

O prognóstico da Funceme, divulgado em 20 de janeiro, apontou 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica no primeiro trimestre da quadra chuvosa no Ceará, de fevereiro a março. Além disso, o órgão estimou 40% de perspectiva em torno da média e 10% de possibilidade de as chuvas ficarem acima do esperado. A primeira quinzena deste mês fechou com chuva 70% abaixo da normal climatológica, que é de 118 mm.

Dez municípios com as maiores chuvas do ano

Município / Observado (mm) / Data (dd/mm/aa)

- Crateús / 200mm / 16 de fevereiro de 2021
- Cariús / 180mm / 14 de fevereiro de 2021
- Quiterianópolis / 170mm / 16 de fevereiro de 2021
- Jati / 167.6mm / 16 de fevereiro de 2021
- Milagres / 160.5mm / 16 de fevereiro de 2021
- Jucás / 156mm / 14 de fevereiro de 2021
- Ararendá / 150mm / 16 de fevereiro de 2021
- Acopiara / 140mm / 16 de fevereiro de 2021
- Pedra Branca / 136mm / 16 de fevereiro de 2021
- Abaiara / 135mm / 16 de fevereiro de 2021

O que você achou desse conteúdo?