Logo O POVO+
81 municípios podem começar 2º fase de imunização contra Covid-19
CIDADES

81 municípios podem começar 2º fase de imunização contra Covid-19

|Avanço depende do recebimento de vacinas. Fortaleza, Sobral Caucaia ainda não têm previsão de início da vacinação da 2ª fase
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FILAS de profissionais de saúde para tomar a vacina no Centro de Eventos (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FILAS de profissionais de saúde para tomar a vacina no Centro de Eventos

No Ceará, 81 municípios podem avançar para a 2ª fase da imunização, que contempla idosos acima de 60 anos, conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Contudo, o início do procedimento depende da logística de cada prefeitura, o que deve acontecer à medida em que novas doses chegarem ao Estado. Fortaleza, Sobral e Caucaia ainda não têm previsão de quando vão avançar para a 2ª fase.

O avanço é permitido após o Ceará ter ultrapassado a estimativa de vacinação do Ministério da Saúde (MS) ao vacinar mais de 75% dos grupos prioritários da fase 1, estipulado por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo a pasta, do primeiro grupo de contemplados já receberam a primeira dose da vacina 104,5% dos idosos a partir de 75 anos e 71,87% dos profissionais da saúde. Na manhã dessa quarta, chegou ao Ceará o nono lote de vacinas, com 187.400 doses do imunizante CoronaVAC/Butantan.

"Nesse momento, (as cidades da lista) já podem começar a vacinar os idosos acima de 60 anos. Com o novo lote de CoronaVac que foi distribuído hoje, os municípios podem avançar", explica Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa. Ela acrescenta que a lista está sendo divulgada para que a gestão dos respectivos municípios "possam se programar para a vacinação dos seus grupos prioritários".

Ela acrescenta que os municípios com índice acima de 100% estão vacinando além do que foi previsto pelo MS. No entanto, a secretária frisa que ainda é preciso aumentar a quantidade de vacinas e a velocidade de imunização.

Leia também: Como surgem as variantes da Covid-19

Procurada pelo O POVO, a Secretaria da Saúde Municipal (SMS) afirmou que o foco da vacinação em Fortaleza é ainda o grupo prioritário da fase 1, garantindo que as novas doses ainda não foram distribuídas ao Município. Não há, por isso, previsão de quando a segunda fase de imunização será iniciada, mas anúncio será feito assim que data existir.

Ontem filas longas de profissionais de saúde foram registradas, no Centro de Eventos, após problema no agendamento de vacinação. De acordo com relatos no local, os trabalhadores que estavam agendados para ontem e receberam o aviso da vacinação muito tarde.

Veja vídeos das filas ontem no Centro de eventos:

A Secretaria da Saúde de Sobral informou que o município continua na primeira fase de vacinação, aguardando chegada de novos lotes. "Iremos iniciar ainda para os idosos de 77 anos, assim que o novo lote chegar", respondeu a assessoria de imprensa da pasta.

A Secretaria da Saúde Caucaia afirmou que também continua na primeira fase de imunização. "Até o momento, foram imunizados 6.085 idosos acima de 75 anos. Obedecendo os grupos prioritários da fase 1 e a distribuição de doses realizada pelo Governo do Estado, o objetivo ainda é avançar na imunização do grupo 1 e à medida que o município receber novas doses será iniciada a fase 2", apontou.

A campanha de imunização no Estado conta com quatro fases iniciais. No inicio deste mês, o cadastramento de vacinação foi aberto aos grupos prioritários das três outras etapas. Logo em seguida, acesso também foi liberado para a população que não se enquadra nesses perfis, com inscrições até o dia 27 de março. Todo o processo é realizado online, no site Saúde Digital. (colaborou Ana Rute Ramires)

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >


 


Municípios que podem avançar:

Antonina do Norte

Aracati

Ararendá

Aratuba

Assaré

Baixio

Barro

Beberibe

Camocim

Capistrano

Cariré

Caririaçu

Catarina

Catunda

Caucaia

Cedro

Choró

Chorozinho

Cruz

Deputado Irapuan Pinheiro

Farias Brito

Forquilha

Fortaleza

Frecheirinha

Graça

Granja

Groaíras

Guaramiranga

Horizonte

Ibaretama

Ibicuitinga

Icapuí

Icó

Independência

Ipueiras

Iracema

Irauçuba

Itaiçaba

Itapiúna

Jaguaretama

Jaguaribara

Jaguaribe

Jucás

Limoeiro do Norte

Madalena

Maranguape

Marco

Martinópole

Massapê

Meruoca

Miraíma

Mombaça

Monsenhor Tabosa

Mucambo

Mulungu

Novo Oriente

Pacatuba

Pacoti

Palhano

Pentecoste

Pereiro

Piquet Carneiro

Pires Ferreira

Porteiras

Potengi

Quiterianópolis

Quixadá

Quixeré

Reriutaba

Saboeiro

Salitre

Santana do Cariri

São Benedito

São Luís do Curu

Senador Sá

Sobral

Tamboril

Tarrafas

Tauá

Umari

Uruburetama

O que você achou desse conteúdo?