Logo O POVO+
Chegada de poucas doses ameaça meta de Ceará vacinar todos os adultos até agosto
CIDADES

Chegada de poucas doses ameaça meta de Ceará vacinar todos os adultos até agosto

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pfizer contra a covid (Foto: Thiara Montefusco/Governo do Ceará
)
Foto: Thiara Montefusco/Governo do Ceará Pfizer contra a covid

Interrupção no ritmo e na quantidade de remessas de vacinas enviadas ao Ceará coloca em risco meta de imunizar todos os adultos até o fim de agosto. A situação é apontada por Rilson Andrade, secretário da saúde de Pindoretama e vice-presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).

LEIA TAMBÉM | Vacinação com 1ª dose é interrompida em Fortaleza e fica mais lenta no Interior

"Se continuar recebendo na mesma quantidade, acho complicado alcançar a meta. Só se tiver uma avalanche de doses na segunda quinzena de julho e em agosto. Chegando doses, a gente consegue em um mês e meio. Ceará sempre foi exemplo em campanhas de imunização e consegue", analisa.

Ele explica que cada município elege a melhor estratégia de imunização para sua realidade. "Muitos fazem mutirão porque é mais prático. Nos outros dias, faz aplicação D2 e aplica a vacina contra H1N1", diz.

O secretário explica que estão chegando muitas unidades de vacinas destinadas à segunda dose. "A turma que recebeu a primeira dose em abril e que o prazo para a D2 vence agora", completa. Rilson frisa a lentidão no processo ocorre porque o Ceará recebe um quantitativo limitado de doses. "Não é a distribuição pelo Estado ou a aplicação dos municípios", ressalta.

O que você achou desse conteúdo?