Logo O POVO+
Parque Rachel de Queiroz deve ser entregue em janeiro de 2022
CIDADES

Parque Rachel de Queiroz deve ser entregue em janeiro de 2022

|urbanismo| Conforme a Prefeitura, os trechos 1 e 2, que ficam no Bairro Ellery, estão totalmente prontos . O Parque contempla 14 bairros de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PARQUE Rachel de Queiroz começou a ser requalificado em março de 2020 (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza)
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza PARQUE Rachel de Queiroz começou a ser requalificado em março de 2020

As obras do Parque Rachel de Queiroz devem ser entregues à população de Fortaleza em janeiro de 2022. É o que aponta a Prefeitura. De acordo com a gestão, as intervenções "de urbanização e paisagismo estão 90% concluídas". 

Conforme a Prefeitura, os trechos 1 e 2, que ficam no Bairro Ellery, estão totalmente prontos e já foram entregues à população. Neles constam quadra poliesportiva espaço voltado para a leitura, bicicletário, estação do Bicicletar, academia ao ar livre e skatepark; "O trecho 5 acabou de ser 100% terminado e o trecho 6 está com 79% de evolução", continua o balanço municipal.

Já nos trechos 5 e 6, as obras contemplam construção de campo e quadra de futebol, quadra de vôlei de areia, equipamentos para a prática de alongamento, bicicletário, playground, espaço voltado para a leitura, vagas para estacionamento e espiribol.


Veja imagens de como está o parque:

 

O Parque Rachel de Queiroz

 

Concebido em 1994, o Parque Rachel de Queiroz existe oficialmente desde 2014 e somente em março deste ano viu seu projeto começar a sair do papel. É o maior parque urbano de Fortaleza, passando por 14 bairros da porção oeste da Capital. Cerca de 285 mil pessoas devem ser beneficiadas diretamente pela requalificação da área do parque, que abrange os seguintes bairros: Monte Castelo, Alagadiço/São Gerardo, Presidente Kennedy, Pici, Antônio Bezerra, Dom Lustosa, Henrique Jorge, Autran Nunes, Villa Ellery, Parquelândia, Amadeu Furtado, Bela Vista, Padre Andrade e Genibaú.

As obras de requalificação do equipamento foram iniciadas em março de 2020. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, os trabalho foram temporariamente suspensos e retomados em junho. De acordo com o projeto, a intenção urbanística é interligar todos os dez quilômetros de extensão com ciclofaixas e áreas verdes, possibilitando pedalar ou caminhar desde o açude João Lopes até o bairro Henrique Jorge.

De todos os trechos, o mais aguardado é o que está na avenida Governador Parsifal Barroso. O ponto receberá quadras esportivas, playground, bicicletário e espaço para leitura. Entre as intervenções estão também os sistemas de "wetlands", que permitem drenar e purificar grandes volumes de água em áreas alagadiças.

O Parque integra o programa Fortaleza Cidade Sustentável. O financiamento da requalificação, assim como demais projetos do FCS, é o primeiro da Capital dedicado exclusivamente para o meio ambiente e foi contratado por meio da prestação de crédito externo com o Banco Mundial, no valor de US$ 73,3 mi. Outros US$ 73,3 mi são investimento da Prefeitura e o projeto total tem prazo de cinco anos para execução.

O que você achou desse conteúdo?