O Ceará já confirmou ao menos 256 casos de Influenza A, dos quais 62 do subtipo H3N2. A maioria dos casos se concentra em crianças e jovens. A faixa etária de zero a nove anos registra 49 casos, o que equivale a 19% do total. A população entre dez e 19 anos (45) e de 20 a 29 anos (42) aparecem em seguida.
Os dados são de Painel Viral, atualizado neste domingo, 26, disponível no IntegraSUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Foram registrados 14 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A nas últimas 24 horas. Destes, foram quatro casos a mais do subtipo H3N2. Na primeira quinzena de dezembro, o Estado teve aproximadamente uma confirmação desse subtipo por dia.
Dos casos confirmados de Influenza A, 199 são de pacientes localizados em Fortaleza. O que corresponde a 77,7% do total. Conforme acompanhamento, casos confirmados oficialmente estão distribuídos em outros 24 municípios cearenses (veja lista).
Painel indica que 57,42% (147) dos casos são de pacientes do sexo masculino e 42,58% (109) do sexo feminino. A maioria dos casos tem sido leve, contudo alguns perfis como crianças, gestantes e idosos constituem perfis mais vulneráveis.
Pelo menos 17 estados brasileiros estão enfrentando epidemia de gripe, como o Ceará. Com sintomas parecidos com os da Covid-19, a H3N2 e sua variante Darwin é uma das principais preocupações. A vacina contra a gripe aplicada no Brasil protege contra três tipos de vírus: Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B.
Contudo, uma nova cepa da H3N2, que é denominada de linhagem Darwin, ainda não está na composição da vacina que foi dada neste ano. Ela está prevista para entrar na próxima reformulação vacinal, em 2022.
A introdução da variante Ômicron e a epidemia de gripe apresentam desafio para a assistência, com risco de superlotação do atendimento primário e secundário.
Profissionais da saúde alertam para que a população mantenha os cuidados que protegem contra o coronavírus e o Influenza: uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos, evitar aglomerações. Medidas devem ser mantidas em especial durante as festividades de fim de ano.
Na última semana, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza registrou mais de mil atendimentos de síndrome gripal por dia. Entre os dias 19 e 25 de dezembro, as 12 unidades de Fortaleza realizaram 8.319 atendimentos de pacientes com síndrome gripal, perfazendo uma média diária de 1.188,43. No período, foram realizadas 14 transferências, conforme dados do IntegraSUS.
A Prefeitura de Fortaleza manterá vacinação de rotina durante o Natal e Ano Novo, das 8 às 17 horas. Dos dias 24 a 26 de dezembro, o posto Paulo Marcelo seguirá ofertando exclusivamente vacinas de rotina, incluindo vacina antirrábica (para humanos). Já nos dias 31 de dezembro a 2 de janeiro, a unidade aberta para imunização será o Posto Messejana.