Logo O POVO+
Nove já foram identificados como partícipes em chacina
CIDADES

Nove já foram identificados como partícipes em chacina

|JUAZEIRO DO NORTE | Até o momento, seis pessoas foram presas pelo crime. Cinco pessoas foram mortas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SSPDS registrou mais de 21 mil ocorrências em cinco meses (Foto: Divulgação/SSPDS)
Foto: Divulgação/SSPDS SSPDS registrou mais de 21 mil ocorrências em cinco meses

Pelo menos, nove pessoas já foram identificadas como suspeitas de participação na chacina que deixou cinco mortos em 8 de fevereiro último no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense, conforme apurou O POVO. Até o momento, seis pessoas foram presas pelo crime, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

As últimas prisões foram anunciadas pela SSPDS na quinta-feira, 24. Dois homens foram presos na quarta-feira, 23, por força de mandado de prisão temporária em Juazeiro do Norte e na cidade pernambucana de Arcoverde. A SSPDS não divulgou o nome deles, porém, informando apenas que eles tinham 19 e 20 anos.

Antes deles, haviam sido presos: Paulo Samuel da Silva, de 21 anos; e Paulo Henrique da Silva, de 25 anos, presos no mesmo dia da chacina; Cícero Leonardo Rodrigues dos Santos, conhecido como "Bida", de 19 anos, preso em 10 de fevereiro — com ele, quatro outras pessoas foram capturadas com armas, munições, drogas; e Cícero Edilson da Silva Faria, conhecido como "Cicim Banguelo", de 19 anos.

Este último foi apontado pela Polícia Civil como sendo o mandante da chacina. Ele foi preso em em 14 de fevereiro em Bodocó, cidade do interior de Pernambuco. Na mesma ação, a Polícia prendeu a irmã de Cícero, Maria Auxiliadora da Silva Farias, de 30 anos, apontada como comparsa dele no tráfico de drogas em Juazeiro.

As investigações da Polícia Civil apontam que o crime foi praticado em decorrência do conflito entre facções criminosas. Em representação pela quebra de sigilo telefônico e de dados contidos em aparelhos celulares, realizada pelo Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, é informado que oito pessoas entraram na casa onde as vítimas estavam e praticaram o crime.

Em um primeiro momento, eles se identificaram como policiais, mas, em seguida, passaram a gritar o nome da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). A Justiça concedeu a quebra do sigilo; nove celulares de suspeitos foram apreendidos.

O POVO apurou que as vítimas que morreram no local do crime foram identificadas como Lucicleide, Joselito, José Anderson e Rafael. Cinco outras pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança. Até mesmo um gato foi morto na ação. Na última quarta-feira, 23, a quinta vítima veio a óbito, após 15 dias internada em uma unidade médica.

A chacina em Juazeiro foi a primeira registrada no Estado em 2022 — em 18 de fevereiro, outra chacina foi registrada, na comunidade do Lagamar, em Fortaleza. Ao todo, em Juazeiro, pelo menos, 18 pessoas já foram mortas, conforme a SSPDS.

 

O que você achou desse conteúdo?