Doze veículos de alto padrão foram subtraídos de uma loja no bairro Guararapes no início da noite desta segunda-feira, 13. A ação, que foi filmada, gerou repercussão pelo modos operandi: um grupo de aproximadamente 20 pessoas entra no estabelecimento e, sem aparente coação, levam os carros. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as primeiras informações dão conta de que um homem, que já teria tido relações comerciais com o proprietário do local, chegou na companhia de outras pessoas e subtraiu os carros.
Até o final da noite, conforme o advogado da loja, Lúcio Augusto da Costa Moita, seis veículos haviam sido recuperados. Conforme ele, uma das pessoas que invadiu a loja estava armada e teria rendido um dos vendedores. No momento do ocorrido, cerca de 10 pessoas estavam na parte interior do estabelecimento. "Um vendedor que estava colocando um carro no pátio foi rendido, ele já saiu, e eles conseguiram pegar algumas chaves com esse vendedor e saíram testando, abrindo, até que pegaram as outras chaves e fizeram fuga", explicou.
Foram cerca de 10 minutos até que todos os carros fossem levados. Um vigilante da loja, de acordo com o advogado, chegou a ser "acuado". A loja costuma receber carros em consignado, mas segundo o advogado, nenhum dos veículos levados estava nessa categoria. Os valores de cada carro variam entre R$ 300 mil e R$ 400 mil. Questionado sobre a calma dos supostos assaltantes, o advogado destacou que "é uma loja que fica dentro de um centro urbano, não existe ninguém armado dentro da loja, não teria nenhum esboço de reação".
Ainda de acordo com Lúcio, a ação foi percebida quando um dos carros começaram a buzinar. "Estava um carro atrás do outro, e a gente viu muita gente tentando abrir os carros, e a gente começou a perceber que se tratava de um assalto", detalhou. Os carros encontrados estavam em localizações diferentes de Fortaleza, pelo menos um foi encontrado na avenida Borges de Melo e outro estava próximo a avenida Washington Soares.
Oito suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).