Cerca de 76% dos médicos selecionados no primeiro edital do Programa Mais Médicos para atuar em municípios do Ceará já assumiram as vagas para as quais se inscreveram. Segundo o Ministério da Saúde, 236 dos 307 profissionais aprovados na seleção tiveram a contratação homologada e iniciaram as atividades em 108 cidades cearenses.
A pasta informou que as 71 vagas remanescentes no Estado serão preenchidas em segunda chamada, respeitando a ordem de classificação dos candidatos. Ao todo, o Ceará recebeu 1.820 inscrições. Fortaleza é o município com o maior número de vagas (91). As outras 216 oportunidades contemplam municípios do Interior e da Região Metropolitana da Capital.
Em Fortaleza, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 76 profissionais atenderam a convocação do edital e se apresentaram ao município para assumir as vagas. O titular da pasta, Galeno Taumaturgo, afirmou ao O POVO que os profissionais serão lotados prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com maior carência de atendimento médico.
“Nós estamos recebendo esses médicos e fazendo as suas lotações nos postos em que estamos com carência, nesse primeiro momento, de forma que teremos todas as nossas unidades de saúde da atenção primária atendendo a população”, detalhou o secretário. Paralelo ao Mais Médicos, a Prefeitura contratou 89 médicos no começo do ano para ampliar a oferta de serviços nas UBSs.
No Interior, a necessidade varia conforme o município. Independentemente do porte da cidade, é comum haver vazios assistenciais. Em Miraíma, a 340 quilômetros de Fortaleza, uma das cidades contempladas no programa do Ministério da Saúde, a chegada de uma nova médica vai garantir atendimento em uma UBS que está há quase um mês sem assistência.
“A médica selecionada se apresentou ontem e já a apresentamos na unidade onde ela será alocada. O posto está há umas três semanas sem médico, desde que o anterior pediu desligamento. Ela [a médica] vai chegar em boa hora”, disse a secretária de Saúde do Município, Ana Priscilla Alcântara, acrescentando que a profissional contratada inicia os atendimentos já próxima segunda-feira,10.
A secretária destacou que o apoio financeiro do programa federal é um “socorro necessário” aos municípios de menor porte, cujas receitas orçamentárias geralmente limitadas impossibilita a contratação de médicos com recursos próprios.
“São profissionais muito importantes, mas bastante onerosos aos cofres municipais”, sublinhou ela. Com 11,7 mil habitantes, Alcântaras tem o menor número de habitantes dentre os 108 municípios cearenses contemplados na primeira etapa do Mais Médicos. A cidade conta com seis postos de saúde na área urbana e quatro pontos de apoio para atendimentos semanais na zona rural.
Com as 307 vagas abertas, o Ceará lidera a cobertura do Mais Médicos no Nordeste, à frente da Bahia, que mesmo sendo o estado mais populoso da região, foi contemplado com 278 oportunidades. No País, segundo o Ministério da Saúde, foram criadas mais de 5,9 mil vagas.
A oferta de vagas do primeiro edital garante cobertura de 58,6% do território cearense. Ainda restam 76 municípios de fora do programa, relançado em março passado pelo Ministério da Saúde. A pasta deve publicar um novo edital ainda no segundo semestre deste ano.
Até o momento, cerca de 4,1 mil profissionais assumiram as vagas em todas as regiões do Brasil: Sudeste (1.067), Norte (1.085), Nordeste (922), Sul (752) e Centro-Oeste (281). A lista com os nomes dos médicos convocados para as vagas remanescentes já está disponível no site do Ministério da Saúde. Os profissionais têm até o dia 14 deste mês para se apresentar aos municípios.
Acaraú
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Amontada
Aquiraz
Aracati
Aurora
Barbalha
Barreira
Barroquinha
Baturité
Beberibe
Bela Cruz
Boa Viagem
Brejo Santo
Camocim
Canindé
Capistrano
Carnaubal
Cascavel
Caucaia
Cedro
Chaval
Coreaú
Crateús
Croatá
Cruz
Farias Brito
Fortaleza
Graça
Granja
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Horizonte
Ibaretama
Ibiapina
Ibicuitinga
Icó
Iguatu
Independência
Ipu
Iracema
Irauçuba
Itaitinga
Itapajé
Itapipoca
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaribe
Jaguaruana
Jardim
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Maracanaú
Maranguape
Marco
Martinópole
Massapê
Meruoca
Miraíma
Mombaça
Morada Nova
Morrinhos
Mulungu
Nova Russas
Novo Oriente
Ocara
Orós
Pacajus
Pacatuba
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Pentecoste
Pereiro
Pindoretama
Piquet Carneiro
Poranga
Porteiras
Potiretama
Quixadá
Quixeramobim
Quixeré
Reriutaba
Russas
Santa Quitéria
Santana do Acaraú
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
Senador Sá
Sobral
Tauá
Tejuçuoca
Tianguá
Trairi
Tururu
Ubajara
Umirim
Uruburetama
Uruoca
Várzea Alegre
Viçosa do Ceara