Logo O POVO+
Outubro Rosa: campanha se volta a crianças como estímulo à prevenção
CIDADES

Outubro Rosa: campanha se volta a crianças como estímulo à prevenção

"Outubro Rosa Kids" buscou alinhar a comemoração do Dia das Crianças com a importância de levar informações sobre os cuidados com a saúde das mamas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Parque do Cocó recebeu a edição especial do Viva o Parque (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Parque do Cocó recebeu a edição especial do Viva o Parque

Na manhã de ontem, 15, o Parque do Cocó, em Fortaleza, recebeu atividades com objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama. O alvo, entretanto, foi inusitado. O Outubro Rosa Kids levou atividades lúdicas voltadas às crianças.

De acordo com a assessora de gabinete da Sema, Gisela Piancó, o objetivo é fortalecer informações de conscientização sobre a prevenção da doença por meio de um diálogo com as crianças. A ação fez parte do programa “Viva o Parque”, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema).

A coordenadora do movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Almeida, explica que a iniciativa de levar as informações da doença para as crianças busca permitir que elas possam estimular as mães a se cuidarem. “O recado social é 'mamãe, mamografia, se não fizer por você, faça por mim'. A gente observou um número de crianças com menos de 10 anos que perderam as mães para o câncer de mama. A gente tem que se preocupar”, informa.

As crianças contaram com brincadeiras tradicionais, com pula-pula, música, contação de histórias com marionete, distribuição de picolé e de kits com bombons, pipoca, guloseimas e algodão-doce e pintura no rosto.

De acordo com Valéria, o público infantil consegue absorver informações importantes de uma forma mais leve através das brincadeiras. “Elas pulam corda, correm, se pintam, vêm vestidas nos tons da campanha sabendo do que se trata e aqui o grande recado social do Outubro Rosa Kids é esse: pedir para a mamãe se cuidar”, pontua.

 

Há dois anos, a auxiliar administrativa Maria Letícia Oliveira, 22, tirou um nódulo do seio após os médicos constatarem o crescimento. Diante do cenário, a moradora do bairro Serrinha busca continuar os cuidados e fortalecer o assunto com a família.

Neste domingo, Letícia levou a sobrinha de 2 anos para, além de se divertir, começar a se familiarizar sobre a conscientização da doença pelas cores e o movimento que a campanha traz.

“É sempre importante a gente continuar a prevenção e introduzir a criança de uma forma leve sobre uma doença que pode causar um cenário difícil na vida das famílias. Apesar de ainda muito pequena, ela já pode começar a identificar esse movimento. O importante é começar essa conscientização sobre o câncer para ajudar mesmo. É um apoio”, diz.

Para a contadora Juliana Souza, 44, apesar de ser um tema geralmente em debate na sociedade, quando é levado para o público infantil há um fortalecimento. Ela conta que sempre conversa com a filha de 16 anos sobre a doença. “A prevenção é muito necessária em qualquer idade. Busco ter esse diálogo, explicando que é uma doença ruim e que a gente tem que cuidar”, afirma.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgiram mais de 73 mil casos novos de câncer de mama em 2023 no Brasil, com incidência de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2021, a doença ocupou a primeira posição em mortalidade por câncer no sexo feminino no país.

O programa Viva o Parque acontece nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais, de forma gratuita. Ele ocorre, simultaneamente, no Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. Em Caucaia, no Parque Estadual Botânico do Ceará. No interior do Estado, ele ocorre ainda na Arie Riacho da Matinha, no Crato, no Cariri Cearense.

De acordo com a Sema, o projeto busca aproximar o público da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação.

Para quem participa das ações no Cocó, ainda tem a opção do arvorismo e de navegar no rio que dá nome ao Parque. Tem passeio de barco nos horários de 8 às 13 horas. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e mais um, de duas horas. Estes dois últimos fazem uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. O agendamento ocorre através do telefone: (85) 98527 8216.

No Crato, o projeto busca atrair os moradores dos municípios da região do Cariri com a programação, que inclui também jogos de tabuleiro. No Parque Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público pode contar com os passeios de pedalinhos no espelho d’água e os quiosques para um passeio em família.

Na APA do Maranguapinho, facilitadores coordenam as atividades. Na Arie do Curió, há música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

O que você achou desse conteúdo?