Logo O POVO+
51 novas viaturas vão reforçar aplicação da Lei Maria da Penha no Ceará
CIDADES

51 novas viaturas vão reforçar aplicação da Lei Maria da Penha no Ceará

Ao todo, 400 viaturas foram entregues desde o início da atual gestão, em 2023, conforme o Governo do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PMCE recebe 51 viaturas para reforçar a aplicação da lei maria da penha e outras atividades
                 (Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará)
Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará PMCE recebe 51 viaturas para reforçar a aplicação da lei maria da penha e outras atividades

Um total de 51 novas viaturas foi entregue à Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) nessa sexta-feira, 6, em solenidade realizada no Centro de Eventos, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. Ao todo, 400 viaturas foram entregues desde o início da atual gestão, em 2023, conforme o Governo do Estado. Os veículos serão utilizados na aplicação da Lei Maria da Penha, ronda escolar e policiamento comunitário.

Os veículos serão distribuídos por todo o Ceará. “Com as viaturas, a gente vai poder aumentar os trabalhos. Todos os batalhões estão recebendo veículos para o acompanhamento de casos de denúncias da Lei Maria da Penha, assim como [também vão receber] veículos para o trabalho de ronda escolar. É um trabalho de fortalecimento da PMCE”, destaca o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT).

“Tenho certeza que vai causar maior tranquilidade para o ambiente escolar e muito mais tranquilidade para as mulheres que ainda sofrem com agressões e ameaças. Nós trabalhamos com a ideia de [entregar] 1.515 viaturas até o final de 2026”, adiciona.

O governador ainda ressalta que o Ceará foi, pelo segundo ano, o estado com o menor índice de feminicídios, de acordo com os dados do Fórum Nacional de Segurança Pública.

“As evidências apontam que quando uma mulher, que está sendo ameaçada, passa a ser visitada e acompanhada pela Polícia de maneira permanente e presencial, deixando claro para o agressor que ela está sendo protegida, os casos de reincidência não existem”, pontua.

“Não há casos de feminicídio em situações que a gente conseguiu, junto com a PM, acompanhar as mulheres denunciantes de violência de perto”, continua.

Roberto de Sá, secretário da segurança pública e defesa social do Ceará, destaca que as viaturas vão ter impactos diretos no policiamento comunitário. "Vai causar um efeito muito importante, que é aumentar a sensação de segurança das pessoas que são atendidas por esse programa, [além de] dar mais autoestima para o policial."

O que você achou desse conteúdo?