A Receita Federal apreendeu 36 quilos de pasta base de cocaína em uma transportadora em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira, 2. O entorpecente estava camuflado em um fundo falso de uma caçamba de uma caminhonete. A carga foi enviada de Goiânia (GO) com destino à Capital.
A droga foi localizada com auxílio dos agentes caninos Scooter, Ithor e Bachar, da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal na 3ª Região Fiscal (Direp03). A ação também contou com apoio de uma equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam), da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Conforme a Receita Federal, a carga apreendida foi avaliada em, aproximadamente, R$ 1,6 milhão no mercado brasileiro. O entorpecente será entregue às autoridades policiais, que conduzirão os procedimentos criminais.
A Receita Federal realiza, continuamente, trabalho de combate aos ilícitos que movimentam as atividades das organizações criminosas, evitando prejuízos à sociedade.
Empresários do ramo de transportes do sul do País são investigados por construir uma nova rota de tráfico de drogas com o Comando Vermelho (CV). Os entorpecentes teriam como principais destinos Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana (RMF).
Os alvos, inicialmente, seriam do estado do Paraná, mas a investigação apontam demais ligações com outros estados da região.
Diante da localização dos estados envolvidos, a investigação aponta a suspeita de que a droga tenha origem no Paraguai — um dos principais exportadores de maconha e armas.
LEIA TAMBÉM | Com prisão de 15 pessoas , operação investiga nova rota de tráfico por rodovias
Em seguida, os entorpecentes seriam transportados para o Ceará e outros estados do Nordeste por meio das empresas de transporte com sede no Sul do país. Paralelamente, o dinheiro proveniente do tráfico seguiria o caminho inverso, do Ceará para o Sul, com o objetivo de ser lavado.
Pelo menos 15 pessoas foram presas envolvidas na conexão interestadual de tráfico de drogas durante uma operação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), na última quarta-feira, 30.