O segundo suspeito de ameaçar e ordenar a expulsão de moradores do distrito de Uiraponga, no município de Morada Nova, a 167,62 quilômetros de Fortaleza, foi preso pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE). A captura aconteceu na segunda-feira, 28, em Quixadá, no mesmo dia em que o mandante das ações criminosas na região foi preso em São Paulo.
Com mandado de busca e apreensão em aberto, o segundo criminoso foi localizado dentro de um imóvel e preso em flagrante em posse de um revólver calibre 38 e seis munições. Foram apreendidos três celulares e uma motocicleta. O homem foi autuado ainda por integrar organização criminosa.
O POVO+ lança filme sobre relação entre crime organizado e política; ASSISTA
De acordo com as investigações da Polícia Civil, os dois suspeitos são apontados, inicialmente, por ameaçar pessoas ligadas ao líder de uma facção rival na região, para o qual prestavam serviço de proteção. A investigação revelou, no entanto, que os criminosos passaram a expulsar pessoas em geral e não só aquelas ligadas à criminalidade.
O distrito de Uiraponga concentra em média cerca de 300 residências e aproximadamente mil habitantes. A investigação, no entanto, não tem definido quantas famílias foram expulsas de suas casas após as ameaças e quantas retornaram às residências.
Diante dos casos, a região passou a concentrar policiamento ostensivo e ações de prevenção que deverão contar com apoio do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
O suspeito preso possui antecedentes criminais por tentativa de homicídio e receptação e foi encaminhado para a Delegacia Municipal de Morada Nova. A investigação aponta que os crimes cometidos na região estão ligados a briga entre facções criminosas e, principalmente, pelo domínio territorial da região.
O POVO revelou anteriormente que o conflito iniciou após uma ruptura entre antigos aliados: Gilberto de Oliveira Cazuza, o “Gilberto Mingau”, de 35 anos, e José Witals da Silva Nazário, o “Playboy”, que foi preso em São Paulo na segunda-feira, 28. Mingau é apontado como chefe de um grupo criminoso que age no Vale do Jaguaribe.
Leia Mais | Vale do Jaguaribe: do Novo Cangaço à guerra de facções
Ele chegou a integrar a Guardiões do Estado (GDE), mas rompeu com a facção e, atualmente, pertence ao Terceiro Comando Puro (TCP).
Conforme a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Witals era um dos subordinados de Gilberto, mas, após deixar a prisão em setembro de 2024, ele decidiu abandonar o grupo. Com a sequência de crimes na região, evidencia-se que há um conflito entre membros dos grupos rivais. (Colaborou Lucas Barbosa)