Logo O POVO+
Centro de Educação Infantil com 230 vagas é inaugurado no Jangurussu
CIDADES

Centro de Educação Infantil com 230 vagas é inaugurado no Jangurussu

Equipamento irá atender crianças de até 5 anos; cinco mil crianças aguardam por vagas em creches na Cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CRECHE José Euclides Ferreira Gomes, no Jangurussu   (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA CRECHE José Euclides Ferreira Gomes, no Jangurussu

As crianças na região do grande Jangurussu, em Fortaleza, terão um novo local para estudar. Inaugurado nesta quinta-feira, 21, o Centro de Educação Infantil José Euclides Ferreira Gomes deverá atender 230 pequenos de seis meses a cinco anos de idade, com aulas do berçário ao infantil V.

LEIA TAMBÉM: Residencial é entregue para famílias ex-assentadas em Fortaleza

A unidade é localizada dentro do residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, e dispõe de berçário, parquinho, refeitório, entre outros espaços para o cuidados com os alunos. Além de uma melhor educação para os pequenos, o CEI também objetiva auxiliar na rotina de pais e mães, que poderão seguir para o trabalho e outros afazeres seguros de que o filho está na escola.

“É muito bom [ter a vaga na creche] porque eu vou conseguir sair, mas sabendo que meu filho está sendo acolhido e com pessoas capacitadas para cuidar dele. É um alívio no coração”, comemora a responsável, que recém matriculou o filho Theo, de 9 meses, no CEI José Euclides.

A unidade surge em um cenário de alta demanda pelos equipamentos na Cidade. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, cinco mil crianças em idade de educação infantil estão sem vagas em creches na Capital.

Nessa fila está Kalel Ramilo, 2, filho de Antônia Pereira, 27. O jovem foi uma das crianças que não conseguiram vagas no CEI, e agora aguardam por uma segunda chamada para complemento das turmas.

“Vai fazer quatro meses que procuro. Como aqui ia ser inaugurado agora eu vim para ver se ele entra. Na secretaria falaram que ele pode entrar agora, porque ainda tem duas salas disponíveis para a série dele, que ele vai fazer o infantil I”, conta Antônia.

A questão é um problema em todo o Estado, evidenciado por levantamento da Organização Não Governamental Todos Pela Educação, divulgado no 11 de agosto passado. Ao todo, 110 mil crianças de 0 a 3 anos (23% do total no Ceará) não estavam matriculadas na escola durante 2024. O número cai para 3,7% na faixa etária de pré-escola, entre 4 e 5 anos.

Fortaleza deve receber dois novos CEIs nas próximas semanas

Após a conclusão do CEI José Euclides, outras duas novas creches devem ser inauguradas em Fortaleza. Ambas as unidades serão no bairro Conjunto Ceará e têm entrega prevista para os próximos 20 dias.

De acordo com a gestão municipal, há ainda a inauguração de um novo CEI, desta vez no bairro Mondubim, até o final de 2025. Presente na inauguração, o titular da Secretaria da Educação de Fortaleza, Idilvan de Alencar, destacou os investimentos feitos este ano para aumentar o número de vagas na cidade

“Em sete meses [foram abertas] 2.500 vagas de creches. Isso é investimento, só em creches parceiras, R$ 10 milhões. Nós não estamos só inaugurando equipamento, estamos abrindo vagas em creches conveniadas, ampliando creches já existentes”, afirma o secretário

Há a previsão também de outras 22 creches serem inauguradas até o final do ano, em parcerias com os governos do Estado e Federal. A expectativa da gestão é de que as novas vagas sanem o problema da espera por vagas em Fortaleza.

“Iremos lançar no final do ano mais 22 creches sendo 12 pelo Governo do Estado e dez pelo Governo Federal… Enfim, estamos trabalhando muito para que a gente possa zerar essas filas que infelizmente ainda temos hoje de mães, pais e crianças que estão esperando muito para fazer parte da rede pública de educação”, informou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), que também partícipe na inauguração.

O que você achou desse conteúdo?