Logo O POVO+
Aulas presenciais em Fortaleza devem voltar apenas em setembro
DOM

Aulas presenciais em Fortaleza devem voltar apenas em setembro

EscolasAnunciada pelo Governo ontem, 1º, decisão frustra expectativa de instituições particulares. Retorno depende da situação epidemiológica no Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
COLÉGIO TELES, no bairro Passaré: distanciamento marcado por adesivos e outras medidas de biossegurança (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE COLÉGIO TELES, no bairro Passaré: distanciamento marcado por adesivos e outras medidas de biossegurança

Escolas e universidades não deverão voltar com aulas presenciais neste mês de agosto. Previstas para retornar a partir de 20 de julho, quando Fortaleza entrou na quarta e última fase do plano de retomada da economia, as atividades devem voltar na primeira semana de setembro. As informações foram anunciadas ontem, 1º, pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Os governantes anunciaram ainda que fases, formatos e protocolos serão definidos ao longo das próximas semanas. "Durante todo o mês de agosto faremos reuniões para definir protocolos, faseamento, monitoramento", disse Camilo Santana. Ele pontuou ainda que o retorno deve se dar de forma opcional. "Os pais e alunos terão a garantia da continuidade do atendimento remoto por conta das unidades escolares e universitárias", garantiu.

Roberto Cláudio lembrou ainda que "a pandemia não acabou". "Com o papel das escolas, professores, faculdades, gestores, entendemos a importância (do retorno das aulas), mas as reuniões do comitê levantaram preocupações", explicou. Para ele, a preparação das instituições e a capacidade de monitorar eventuais sintomas da Covid-19 em estudantes e funcionários devem ser prioritárias. "Por vezes, aconteceram incompreensões, mas a história está tratando de contar que a prioridade essencial dessas ações tem que ser sempre a saúde pública."

A decisão frustra expectativa de instituições particulares. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) esperava que parte das aulas presenciais retornassem na próxima segunda-feira, 3. Na semana passada, o sindicato lançou a campanha "Pelo direito de escolher", como forma de pressionar a liberação por parte do governo estadual.

Para a professora Lúcia Veras, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), a decisão de adiar a volta das aulas presenciais é sensata. "As aulas só podem voltar com a autorização das autoridades sanitárias, elas têm o conhecimento necessário para decidir quando será seguro", analisa. "Alguns países retomaram a atividade educacional muito cedo e tiveram uma segunda onda. Precisamos nos atentar a isso." Ela afirma ainda que um compromisso coletivo precisa ser construído para garantir a proteção à saúde de toda a comunidade escolar.

Em nota ao O POVO, a Secretaria da Educação (Seduc) afirmou que "protocolos de segurança sobre possível retomada já estão sendo organizados" e que "todas as decisões do Plano de Retomada são baseadas em estudos e relatórios realizados pelo comitê da saúde". Também por nota, a Secretaria Municipal da Educação (SME) explica que as aulas presenciais estavam suspensas até 31 de julho e que durante o mês de agosto acontecerá o período de férias para alunos e profissionais da Educação.

 

Prudência

Para Lúcia Veras, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), a decisão de adiar a volta das aulas presenciais é sensata. "As aulas só podem voltar com a autorização das autoridades sanitárias"

 

O que você achou desse conteúdo?