Logo O POVO+
Praias de Iracema e do Futuro registram aglomerações nesse sábado
DOM

Praias de Iracema e do Futuro registram aglomerações nesse sábado

| Covid-19 | Primeiro fim de semana pós feriadão teve desrespeito a normas sanitárias nos locais em vários pontos do litoral de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FISCAIS da Agefis estiveram na Praia de Iracema, mas reportagem não presenciou abordagens aos descumprimento de normas sanitárias (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FISCAIS da Agefis estiveram na Praia de Iracema, mas reportagem não presenciou abordagens aos descumprimento de normas sanitárias

O segundo fim de semana de 2021, primeiro após o feriadão de Ano-Novo, foi de movimentação nas praias do Futuro e de Iracema. Neste sábado, 9, o uso de máscaras foi exceção em vez de regra, em especial no interior das barracas de praia, apesar do aumento de casos de Covid-19 no Ceará.

Comparado ao último fim de semana, a Praia do Futuro estava mais tranquila, mas sem respeito ao distanciamento mínimo entre mesas e com cadeiras até a beirada do mar. No entanto, O POVO não identificou nenhum agente de fiscalização no local em torno das 14h30min.

Já na Praia de Iracema, as aglomerações foram protagonizadas por adolescentes e jovens adultos, também sem máscaras e sem respeitar o distanciamento recomendado de 1,5 metro a 2 metros. As medidas são essenciais para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Por lá, havia policiamento e agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Entretanto, não foram observadas abordagens às pessoas que circulavam no local desrespeitando os protocolos sanitários.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e a Agefis informam que divulgarão o balanço de notificações por descumprimento de medidas sanitárias apenas na segunda-feira, dia 11.

Com o entardecer, o calçadão da Praia de Iracema também começou a atrair as famílias para andar de patins e caminhar. Enquanto isso, o trecho próximo ao Náutico estava mais vazio.

Por volta das 16 horas, O POVO esteve no Espigão da rua João Cordeiro e pôde observar o movimento no trecho que se estende até a construção do Acquario Ceará. Na praia, havia encontros com pequenos grupos aglomerados e diversas pessoas praticando futevôlei.

Mais cedo, na Praia do Futuro, foi registrada intensa movimentação, mesmo com trecho do mar impróprio para banho. O POVO esteve entre as barracas CrocoBeach e Santa Praia, por volta das 14h50min, e observou desrespeito ao uso obrigatório de máscaras e ao distanciamento mínimo entre as pessoas, tanto nos estabelecimentos quanto na areia.

No cenário, ambulantes e trabalhadores do local eram maioria cumprindo os protocolos estabelecidos para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado. Não havia policiamento ou agentes da Agefis.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

O movimento, no entanto, é menor que o registrado no primeiro fim de semana de 2021, quando havia fila de espera para entrar na barraca CrocoBeach.

Nesse trecho em que o O POVO esteve, a água do mar estava visivelmente marrom. De acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na última sexta-feira, 8, o local - entre os Postos dos Bombeiros 02 e 03 - está impróprio para banho.

A Semace recomenda evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada. Também não é recomendável consumir frutos do mar desta região. (colaborou Luiza Ester/especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?