A temporada dos cruzeiros marítimos no Brasil inicia nesta semana e a primeira embarcação a realizar desembarque em Fortaleza chegará, no próximo dia 21, quinta-feira, com cerca de 2,6 mil turistas. Será o cruzeiro Sapphire Princess, vindo de Fort Lauderdale, na Flórida-EUA.
Conforme a estimativa mais recente da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) e a administradora do Terminal Marítimo de Passageiros (Termap Fortaleza S.A.), o Grupo ABA Infra, um total de dez cruzeiros realizarão desembarque na Capital até abril de 2025.
A previsão é de que o total de turistas desembarcando desses cruzeiros e visitando a Capital seja o maior da década, ultrapassando a marca de 21 mil pessoas.
Outra perspectiva da Setur e da ABA Infra é de que grande parte dos turistas que movimentarão o Termap Fortaleza sejam estrangeiros. Ainda assim, também são esperados passageiros vindos de outras cidades nordestinas, como Maceió (AL) e Recife (PE), além do Rio de Janeiro (RJ).
Além de porta de entrada do Brasil para o primeiro cruzeiro da temporada, o terminal cearense deve ser ponto estratégico e final de muitas embarcações que vão realizar paradas na costa brasileira para depois rumarem em direção à Europa.
Diante desse cenário, a Setur atuará durante a temporada de cruzeiros na recepção dos turistas.
Segundo a titular da secretaria, Yrwana Albuquerque, os cruzeiros representam uma oportunidade significativa para o turismo, especialmente nos mercados de serviços e produtos regionais, e que o desafio é superar as expectativas dos visitantes.
“A Setur tem o desafio de superar as expectativas desses turistas para que possam voltar em uma próxima oportunidade e aproveitar ainda mais do nosso estado, da nossa gastronomia e do nosso artesanato, gerando mais receita para a economia local".
Yrwana ainda enfatiza que boa parte dos visitantes deve ser formada por europeus. "Temos informações de que há predominância de um público europeu e, como somos porta de entrada no Brasil para quem vem do continente, isso é animador, pois aumenta as chances de que eles retornem em um curto espaço de tempo”, frisa.