Logo O POVO+
Bancos antecipam 13º salário com taxas até 4,59% ao mês
Economia

Bancos antecipam 13º salário com taxas até 4,59% ao mês

| Orçamento | Os bancos oferecem antecipação do salário de forma facilitada. A recomendação é que o crédito seja usado para pagar dívidas com juros elevados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

Uma opção de linha de crédito para pagamento de dívidas com taxas mais amigáveis que do cartão de crédito se notabiliza no mercado neste período do ano. Os bancos retomam com força as concessões de antecipação do 13º salário. No mercado, é possível encontrar a operação com taxas até 4,59% ao mês (a.m.).

Alguns dos maiores bancos disponibilizam o adiantamento do benefício durante todo o ano. As instituições financeiras realizam a operação através do internet banking e aplicativos, além dos meios tradicionais, como correspondentes e agências bancárias.

Mas a indicação de consultores financeiros é que a linha de antecipação deva ser usada prioritariamente para pagamento de dívidas que contenham taxas de juros maiores que a modalidade de concessão. Cartão de crédito é exemplo disso.

Elísio Medeiros é assessor de investimentos e detalha que os bancos estão cobrando para antecipar o 13º entre 4,59% ao mês, pela Caixa Econômica Federal, até 1,79% ao mês, pelo Bradesco.

Medeiros analisa que as taxas ainda são "um pouco salgadas", mas vantajosas se comparadas ao juros do cartão de crédito, quando se deixa de pagar alguma fatura ou paga somente o mínimo, que chegam a 324% ao ano. Isso dá aproximadamente 27% ao mês.

"Se a pessoa tem uma dívida no cartão de crédito e negocia para pagar à vista com o dinheiro da antecipação é bem mais vantajoso trocar os juros de 27% pelo das antecipações", exemplifica Elísio Medeiros, que também é sócio da Conceito Investimentos.

A avaliação do consultor empresarial e diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), Cláudio Gonçalves segue a linha que, além de quitar dívidas, é recomendável realizar a operação quando houver emergências de saúde, por exemplo.

Ele argumenta que antes de contratar, é preciso avaliar no que vai ser utilizado o recurso. "Porque existe um custo financeiro embutido nesse investimento, que não é barato e é variável para cada banco, como também a depender do valor a ser antecipado".

Essa análise é realizada desde 2017 pelo comissário de voo, Erivandeson Freitas. Ele conta que antecipa o 13º salário no início do ano para aplicar o valor até dezembro.

O intento de Freitas, que também é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, é fazer com que o valor aumente para que ele use em viagens. "Acredito que não vale a pena antecipar esse valor se for para fazer alguma compra sem importância. No meu caso, como gosto de fazer viagem no início do ano, antecipando o 13º salário consigo aplicar esse dinheiro e fazer com que ele renda mais, por pelo menos 10 meses", afirma.

Juros em cima da antecipação do 13º salário

BANCO DO BRASIL 2,89% a.m.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 3,19% a.m.

BRADESCO 1,79% a.m.

SANTANDER entre 2,59% a 4,59% a.m.

Inadimplência

Segundo pesquisa da CNDL/SPC Brasil, a quantidade de pessoas com dívidas atrasadas subiu 0,13% no primeiro trimestre. País está com total de 62,7 milhões de pessoas com nome negativado. Destes, 16,3 milhões são residentes no Nordeste. Outra pesquisa de mesma fonte revela que, em fevereiro, 25% dos usuários de cartão de crédito acabaram entrando no rotativo.

 

Investimento

INVESTIR o adiantamento do 13º salário é o que faz Erivandeson Freitas, comissário de voo. Para ele, vale a pena pelo costume de viajar sempre no início do ano, o que permite o dinheiro do adiantamento render por pelo menos 10 meses antes de resgatá-lo no fim do ano. Erivandeson menciona que a empresa em que trabalha parcela cedo e o seu banco permite a operação, que considera oportuna, pois consegue sacar valor superior ao que é originalmente o benefício.

 

O que você achou desse conteúdo?