Logo O POVO+
China lidera a "grande corrida" do Século 21
Economia

China lidera a "grande corrida" do Século 21

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

 A China é o país que mais investe em energia solar, que deverá abrir um novo espaço até mesmo para a indústria automobilística. "A China está investindo pesadamente em energia solar e em mobilidade elétrica de carros e ônibus. É a grande corrida tecnológica no século 21", afirma o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia.

+Projeto para energia solar no Castanhão será divulgado em novembro

+Usina flutuante de energia solar em São Paulo estimula projeto no Ceará

Segundo ele, o país é o maior consumidor de energia solar fotovoltaica do mundo, com geração de 176 GW, mais que o Brasil inteiro, cuja matriz energética é de 163 GW. A matriz energética total da China é de 1.500 GW. E, para 2050, a meta do país é produzir só a partir do sol nada menos que 1.300 GW. Essa revolução começou no início da década. Em 2014, o mercado chinês ainda era pequeno. Mas hoje o país é o responsável por 70% da fabricação de equipamentos de captação de energia solar.

"O planeta era movido por energia proveniente do carvão, depois gás natural, petróleo. E o século 21 será o das energias renováveis, com destaque especial para a energia solar. E a China continua com projetos audaciosos e faz plano estratégico de governo, um plano de nação", diz Sauaia. Ele afirma que falta ao Brasil um plano nessa área, pois pelo território do país seria possível gerar 70 vezes mais o nosso consumo só com a luz do sol.

O desenvolvimento de baterias, capazes de armazenar essa energia, também coloca a China na liderança mundial, com vistas especialmente à mobilidade. "Os maiores fabricantes de carros elétricos estão na China, carros, ônibus, tratores e caminhões. Essa tendência da eletrificação da mobilidade é global e vai englobar eficiência, melhoria de custo e redução da poluição."

O que você achou desse conteúdo?