Uma ação promocional dos governos do Nordeste em parceria com a CVC vai vender a Região em rede nacional, inclusive na TV. É uma forma de reparar os danos à imagem do turismo após a chegada de manchas de óleo nos litorais nordestinos.
Os secretários de Turismo dos nove estados do Nordeste estiveram reunidos ontem na sede da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), em Fortaleza, para traçar as estratégias de superação dos efeitos negativos.
De acordo com o titular da Setur-CE, Arialdo Pinho, as reservas não foram impactadas e não houve cancelamentos, mas há preocupação com a alta estação e vendas futuras. Na sua concepção, com a ação de marketing mostrando que os destinos turísticos da Região não foram afetados, as perdas serão diminuídas.
"A CVC apresentou a proposta de, em conjunto, promover os destinos do Nordeste e mostrar que o problema com as manchas de óleo foi pontual. Para recuperarmos um pouco o mal que foi feito".
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, cobra do Governo Federal maiores ações sobre as investigações relativas à origem das manchas de óleo e investimentos na infraestrutura do setor. Ele revela que encaminhamentos foram elaborados e que serão apresentados ao Ministério do Turismo para investimentos na Região.
"Vamos chamar a responsabilidade do Governo Federal diante dessa pauta para que eles possam ser parceiros dos estados nesses esforços comuns de manter fortalecida a vocação turística do Nordeste", afirma.
Outro ponto destacado na reunião é o fortalecimento da cadeia aérea regional. O pleito será feito à União e Ceará e Bahia devem encabeçar o pedido por terem maior quantidade de aeroportos locais. Arialdo comenta que pelo menos cinco destinos serão ofertados: Sobral, São Benedito, Crateús, Iguatu e Tauá.
O titular da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, destaca que o estado deve receber até 6 milhões de turistas até o fim do Carnaval. O número deve ser muito fortalecido por polos turísticos como Porto Seguro, Barra Grande, Itacaré, Morro de São Paulo, além da capital, exemplifica. "Tenho feito esses exercícios para aumentar a quantidade de voos. A Bahia é do tamanho da França, então precisamos muito de (oferta) da aviação".
Para o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Gustavo Feliciano, para além dos destinos turísticos mais famosos, é preciso buscar soluções para a ligação entre capitais, por exemplo, que demandam longas conexões aéreas.
NOVO CARIBE
A reunião dos secretários tem relação com a próxima viagem à Europa dos governadores do Consórcio Nordeste. Com a finalidade de conseguir conseguir parcerias em infraestrutura, os secretários já pleiteiam iniciativas em conjunto, vendendo o Nordeste como um bloco turístico, assim como é feito pelas ilhas do Caribe.